Mercedes-Benz apresenta caminhão movido a hidrogênio

02/10/2020

A Daimler Trucks apresentou o Mercedes-Benz GenH2, um caminhão a hidrogênio líquido. O protótipo tem autonomia para rodar até mil quilômetros, de acordo com informações da fabricante. Os testes com clientes em operações reais começam em 2023 na Europa.

A Daimler pretendia mostrar o novo protótipo na IAA, a maior feira de veículos comerciais do mundo. Mas o evento, que deveria ocorrer neste mês em Hannover, na Alemanha, foi cancelado por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Mercedes-Benz GenH2 tem motor elétrico. Mas em vez de ficar armazenada em baterias, a eletricidade é gerada por meio de célula a combustível. O curioso é que, tecnicamente, o hidrogênio líquido não será um combustível. Isso porque não há combustão. A energia elétrica é gerada por meio de uma reação química. Entre as vantagens, o resultado é que pelo escapamento sai apenas água. E o líquido é tão puro que pode ser ingerido por pessoas e animais.

Mercedes-Benz terá eActros em 2021

O GenH2 é apenas um dos destaques da Mercedes-Benz na área de eletrificação. A marca também revelou eActros LongHaul, versão elétrica de seu caminhão pesado para longas distâncias. Com autonomia para rodar até 500 km entre as recargas, novo modelo será produzido a partir de 2024, segundo informações da empresa.

Há ainda o eActros, um caminhão elétrico para operações urbanas. O modelo foi revelado em 2018 e já passou por uma ampla fase de testes em situações reais.

A autonomia do novo modelo será de cerca de 200 km, de acordo com dados da Mercedes-Benz. E o início da produção em série está programada para o ano que vem.

Daimler aposta na eletrificação

CEO da Daimler Truck, Martin Daum diz que a empresa está trabalhando para eletrificar toda sua gama de veículos. Isso vai dos modelos utilizados em operações de distribuição urbana até os voltados ao transporte de longa distância. Segundo o executivo, essa mudança não ficará restrita à Europa. Até 2022, a Daimler Trucks passará a oferecer veículos elétricos também nos Estados Unidos e Japão. Daum reforçou que até 2039 nesses três mercados a companhia terá apenas modelos livres de motores a combustão.

Fonte: NTC&Logística Notícias

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

Nada encontrado