Marketing promocional cresce e gera demanda para operadores logísticos

11/12/2017

Lançar um produto simultaneamente em milhares de lojas de um país continental é uma tarefa que exige uma operação logística muito eficaz e bem coordenada. São milhões de brindes, totens, folhetos, cartazes, pontos de exposição que precisam ser montados e até uniformes que devem ser entregues aos promotores de vendas em cada cidade.

Todo esse trabalho é o que se chama de ativação da campanha e é feito por operadores logísticos especializados. A Pacer Logística tem atuado nesse segmento e recentemente foi responsável pela distribuição e montagem de kits promocionais de Natal em mais de 2 mil lojas de uma grande rede de varejo de alimentos em todo o Brasil.

O setor de marketing promocional, também conhecido como live marketing, vem crescendo muito no Brasil, principalmente neste momento econômico de baixo crescimento, quando a disputa pela preferência do consumidor é ainda mais acirrada.

Segundo um estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), o segmento já movimenta cerca de R$ 44 bilhões por ano e deve continuar avançando nos próximos três anos. A pesquisa revela ainda que que 88% das empresas entrevistadas investem em promoções, 77% em ativações, 83% em incentivo, 92% em eventos e 77% em trade marketing.

De acordo com a Ampro, live marketing é “a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços”.

Somente o setor de brindes espera faturar R$ 7,4 bilhões em 2017. Os brindes promocionais podem ir desde singelas “lembrancinhas” até presentes mais sofisticados para clientes especiais. Estes contatos são oportunidades para as empresas se relacionarem diretamente com seus consumidores sem fazer grandes investimentos. E o cliente que se sente valorizado tem mais chances de se fidelizar à marca.

A operação logística para o setor de marketing promocional envolve desde o transporte e armazenagem dos produtos e materiais de campanha, passando pela montagem dos pontos de exposição e, em alguns casos, até auditoria para que tudo funcione dentro do planejado.

Aliás, um planejamento detalhado também faz parte do trabalho do operador logístico. E para permitir que os clientes acompanhem passo a passo o andamento de suas promoções e lançamentos pelo Brasil afora, a Pacer Logística também deve contar em breve com um portal online com todas as informações e processos em tempo real.

“Como estamos presentes com filiais em todas as regiões do país, podemos atender nossos clientes em promoções dos mais diversos portes, desde a distribuição de pequenos brindes até a ativação de grandes campanhas em todo o território nacional”, afirma Alex Alves, executivo de Vendas da Pacer Logística.

Profissional com experiência de 14 anos no segmento de logística promocional, Alves é responsável por desenvolver projetos customizados para empresas que utilizam esses serviços em diversos setores, como alimentício, automotivo, cosméticos, químico, farmacêutico, eletroeletrônicos e mercado pet, entre outros.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg