Trabalhando com produtos sazonais, os embarcadores precisam contar com uma logística ágil, que atenda aos ditames da moda. Sem contar que, hoje, os consumidores valorizam a experiencia de compra e a logística tem papel primordial neste sentimento.
Jangadeiro Têxtil: vários modais para entrada e saída de materiais
A Osasuna Participações – Jangadeiro Têxtil é uma indústria têxtil que utiliza tanto frota própria com 10 veículos, para atendimento dos clientes estratégicos da fábrica, quanto frota terceirizada de 11 Operadores Logísticos. “A escolha desse modelo operacional é para ter celeridade nas entregas dos clientes no entorno da fábrica, bem como em clientes de grande volume na região Nordeste que compram a matéria prima conosco para produzir para os grandes magazines do Brasil e necessitam de uma entrega expressa”, diz Sabino Pereira Lopes, coordenador de Logística da empresa. Dentre os principais Operadores Logísticos que trabalham com a Jangadeiro Têxtil e são fundamentais nesse atendimento destacam-se a Termaco Logística, a Jamef Encomendas Urgentes, a Leite Express e a Latam Cargo.
Lopes acrescenta que a sua empresa opera com um mix de produtos com regularidade de produção que se renova a cada coleção (moda). Há, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de estampas exclusivas conforme a necessidade de cada cliente, desde que atenda à política comercial da fábrica em termos de lotes mínimos de viabilidade de produção. São produzidos diversos grupos de produtos, com foco atual em estamparia digital e produtos diferenciados.
Neste processo todo, o coordenador de Logística diz que são utilizados diariamente, nas entregas em todo o Brasil, cerca de 45 veículos, sendo 70% desse volume nos estados do Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina para distribuição. “Em termos de frota de viagem atualmente dispomos de dois veículos próprios truck Scania P 250 com capacidade de entrega de 14 toneladas cada, focados no percurso Ceará/Pernambuco, e mais três carretas terceirizadas de viagens com saídas diárias do Ceará (Fortaleza) para Guarulhos, SP, Rio de Janeiro, RJ e Blumenau, SC.”
E, além do modal rodoviário, a Jangadeiro Têxtil utiliza os modais aéreo – tem parceria com a Latam Cargo – e o marítimo, para trazer insumos – especialmente fio têxtil – que são comprados na China, Índia e em outros países asiáticos, preferencialmente. “A utilização do modal aéreo é para atender a demanda de material para aprovação de tonalidade e avaliação de amostras para fins de testes pelos clientes – estes precisam receber essas amostras em no máximo 48/72hs corridas. Já a utilização do modal marítimo é para suprir a nossa demanda de matéria prima que vem de fornecedores que temos especialmente na China. Trazemos os contêineres da Ásia e os navios atracam no porto do Pecém/CE. Retiramos do porto e levamos para o nosso parque industrial localizado em Maracanaú, CE”, explica Lopes.
Quanto à armazenagem, a empresa utiliza somente armazéns próprios. Hoje dispõe de quatro armazéns para alocação de matéria prima/insumos e de produtos acabados. Em termos de capacidade de armazenagem varia de 300 ton (menor módulo – armazém 1) a 2.800 ton (maior módulo – armazém 4).
Desafios – Falando sobre os desafios logísticos enfrentados pela empresa, Lopes destaca que é conseguir credenciar Operadores Logísticos com estrutura adequada de coleta/distribuição/entrega rápida dentro de um custo competitivo e que ofereça um nível de serviço logístico excelente – entrega sem avarias, informações via portal acerca da rastreabilidade de carga, ocorrências de devoluções informatizadas, digitalização de comprovantes de entregas etc.
Como a maior parte da carga é transportada em rolos não paletizados, há necessidade de manuseio item a item, o que torna o processo de carga/descarga mais lento. Isso pode acarretar avarias nas embalagens, sujando os tecidos. Como o valor agregado da carga é alto, também é importante ter um Operador Logístico com gerenciamento de risco confiável, apólice de carga com valores altos averbados em seguradora sólida e sistema de rastreabilidade dos veículos ponta a ponta.
“Estes desafios poderiam ser resolvidos com investimento em infraestrutura e constante qualificação/treinamento das equipes internas e externas. Também entender como funciona a operação do cliente para criar um modelo adequado que possa suprir as necessidades e, eventualmente, otimizar os custos logísticos. E como integrar as plataformas de informações via sistemas do embarcador/Operador Logístico”, diz Lopes.
Neste contexto, o coordenador de Logística aproveita para salientar que o relacionamento Jangadeiro Têxtil/transportador e OL é satisfatório. “Antes de credenciarmos um transportador/Operador Logístico fazemos uma análise técnica de viabilidade. É preciso ter estrutura de frota, retaguarda operacional com informações céleres e precisas e com sistema de monitoramento/acompanhamento das cargas de fácil acesso ponta a ponta. Obviamente, o quesito preço de frete é levado em consideração, mas não é a variável mais importante. Não adianta ter o melhor preço e um nível de serviço logístico problemático. Ou seja, ao invés de ser uma solução, cria é mais um problema e insegurança logística para o embarcador. Os problemas mais comuns são relacionados à demora na solução de alguns problemas, especialmente em termos de sinalização de ocorrências de entrega, como devoluções ou perda de agendamentos. A solução é criar plataformas de disparo rápido das informações, a fim de facilitar a comunicação e as tratativas entre o embarcador/transportador/cliente final”, diz Lopes.
Diferenciais – Já se referindo aos diferenciais da logística no segmento têxtil em comparação à de outros setores, o coordenador de Logística diz que é ter agilidade nas entregas, com informação real time do andamento do fluxo desde a coleta até a entrega no cliente final. Manusear cargas com volumes significativos e valor agregado alto, evitando avarias/extravios. Como o elo é entre a indústria e o comércio (cliente final pessoa jurídica), há necessidade de plataformas com informações atualizadas e de fácil acesso por todos os usuários.
“Muitos clientes aplicam multas por atrasos de entrega. São clientes bastante exigentes até porque é um segmento altamente dinâmico que sofre constante concorrência de produtos importados. Portanto, exige velocidade em todo o processo logístico para o produto chegar dentro dos prazos para confecção e entrar nas coleções das lojas.”
Sobre os diferenciais da logística da sua empresa, levando em conta o tipo de produto transportado, Lopes enfatiza que é rapidez na separação dos pedidos, no processo de faturamento e na expedição da carga para o cliente final. Manter esse fluxo com eficiência operacional sem erros de envios, sem avarias, sem extravios e atendendo clientes em todo o Brasil com grande capilaridade de entrega dentro de um custo operacional viável. “Os nossos principais concorrentes e clientes estão no eixo SP/SC, e como a nossa fábrica encontra-se no Nordeste, é preciso compensar esse prazo de chegada do produto nos nossos clientes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com agilidade. Investimos em tecnologia nos processos internos com coletoras, sistemas de gerenciamento de Supply Chain e buscamos credenciar Operadores Logísticos que tenham expertise nesse segmento têxtil.”
Aliás, a Jangadeiro Têxtil adotou vários procedimentos, em termos de logística, para se adequar ao mercado. Foram feitos investimentos em tecnologia, na qualificação de fornecedores/parceiros logísticos e em treinamento para a equipe interna. Tudo isso para manter a operação com nível de serviço de excelência (perceptível pelo cliente final) e dentro de um custo logístico viável em que o preço final esteja competitivo quanto aos concorrentes internos e externos (importadores), que trazem produtos da China e de outros países asiáticos, especialmente.
“Buscamos investir na integração e na inteligência logística que visa aumentar a eficiência operacional com foco em planejamento, processos, execução, métricas e correção de desvios em tempo real. Sempre prezando pela segurança, qualidade, produtividade e redução de custos. Utilizamos as ferramentas de cascateamento de metas, rastreabilidade, programação de carregamentos, roteirização de entregas, monitoramento de carga/frota, padronização operacional, adoção de métricas de desempenhos e excelência na execução. Ou seja, a torre de controle visa garantir a disciplina operacional com a execução eficiente do trabalho logístico. Seja através de monitoramento ou da padronização de processos e tarefas. Sempre com o constante treinamento e a integração da equipe”, pontua Lopes.
Track & Field: desafio é garantir as entregas em tempo curto
Welington Souza Celestino é gerente de Logistica da Track & Field (Fratex Indústria e Comércio), e ele conta que a empresa atua com transportadora terceirizada e logística própria. “Sendo assim, nós mesmos contratamos os transportadores, por uma questão de custo. Utilizamos a Movvi, Global Cargo, Displan, Braspress, Via Urbana, Rodonaves e Via Brasil. E também agregados para abastecimento de fabricas.”
Falando sobre a média de veículos usados na logística, diariamente, Celestino diz que no terceirizado não há como dimensionar, pois o modelo é fracionado. Já a origem das cargas é São Paulo e o destino, 250 lojas em todo Brasil. Para o abastecimento de fábrica, são usados quatro veículos VUC diariamente. Também é empregado o transporte aéreo, para regiões com grande prazo no modal rodoviário, como Rondônia, Manaus e Sinop, por exemplo. Para armazenagem, é usado em CD de 6.000 m².
Falando propriamente do Varejo Textil, o gerente de logística diz que o maior desafio é garantir semanalmente as entregas em tempo das estratégias em ponto de venda, quando a informação é primordial. “Isto é resolvido com a consolidação de parcerias que entendam a real necessidade do negócio, garantindo o atingimento das expectativas.”
Isto tudo, porque, segundo Celestino, o segmento têxtil é muito dinâmico em suas estratégias comerciais, o que reflete totalmente nas operações logísticas – abastecimento, entrega e informação em tempo. “Os consumidores hoje valorizam a experiencia de compra e a logística tem papel primordial neste sentimento.”
Visando atender a estas exigências, a Track & Field mantém uma estratégia de abastecimento ágil em sinergia com a estratégia comercial e malha de distribuição que acompanha. Também há oferta de canais de entrega para o cliente online.
“Em termos de logística, adotamos ferramentas tecnológicas para gestão e monitoramento tanto fora quanto in house, podendo citar como exemplo o TMS e as parcerias que levam o nosso negócio a sério.” A esta solução logística, foram acrescidas outras, com o uso de WMS, Torre de Tracking e oferta de canais de entrega online.
Destacando que a empresa também atua com venda via site, com o pick up store (compre no site e retire em loja), além do at home (compre na loja e receba em casa), Celestino diz que a Track & Field tem um bom relacionamento com os OLs e transportadoras, pois nos seus processos de BID deixam claro qual a estratégia e quais os requisitos para atender. Além disto, facilitam a comunicação com a implementação de um TMS.
Finalizando, o gerente de logística diz que a Track & Field tem como missão “conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável” e para isto “oferece produtos para a prática esportiva com qualidade e tecnologia que proporcione isto”.
Ober: atendimento personalizado em cada segmento de mercado em que atuam
A Ober Indústria e Comércio é especialista na produção de não tecidos, atendendo aos mercados automotivo, calçadista, moveleiro, de geossintéticos, limpeza doméstica, limpeza industrial, limpeza institucional, cameba e de feltcolor.
“Temos transportadora própria no grupo, que atende redespachos, entregas em São Paulo – Capital e entregas urgentes. E transportadoras terceirizadas para atender cargas fracionadas a nível Brasil”, explica Vitor Manuel Abreu Silva, gerente de Logística e Distribuição da empresa, destacando que as terceirizadas incluem Rocell, Transduarte, LaBarca, KR Transportes, Farrapos, TA Transportadora Americana, Termaco, Patrus, STR e CNTC Log.
Ele também comenta que são usados, em média, 50 veículos/dia e média de 60 a 70 viagens/dia entre Nova Odessa, SP, e pontos no Brasil. E que também empregam o modal marítimo para importação e exportação.
Para a armazenagem, a empresa conta com três armazéns para estoque de produtos acabados, matéria prima, insumos e embalagens com aproximadamente 6.000 m² cada um.
Destacando que os diferenciais da logística no segmento têxtil são a mão de obra qualificada, pontualidade, níveis de serviço bastante elevados e foco no core business, Vitor Manuel diz que os diferenciais de logística da sua empresa partem da pontualidade, equipamentos e máquinas especializadas e atendimento personalizado em cada segmento de mercado em que atuam.
“Adotamos uma maior agilidade em nossa comunicação e investimos em novas plataformas de integração logística em toda a planta de fábrica”, diz o gerente de Logística e Distribuição.
Mesmo com estes investimentos, a Ober tem encontrado dificuldades em encontrar caminhos para competir com os produtos importados, uma vez que temos uma carga de impostos que onera em grande parte os produtos nacionais.
Relacionamento – Falando sobre o relacionamento empresa/transportador ou OL, Vitor Manuel diz que o da empresa com seus parceiros transportadores se dá de uma forma bastante transparente e saudável. “Podemos estar sempre em busca de melhorias e, desta forma, nossos canais de comunicação se tornam bastante estreitos e eficazes”, diz o gerente, acrescentando que a empresa pratica o e-commerce através da plataforma do Mercado Livre.