A empresa obteve o resultado devido à adoção do sistema de pooling de paletes da CHEP
O Martins Atacado, empresa fundada em 1953 e referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro, evitou a emissão de 426 mil kg de CO2 na atmosfera em sua operação devido à parceria com a CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento.
Adotando o modelo de pooling de paletes disponibilizado pela CHEP, que consiste no compartilhamento e reutilização de plataformas de madeira em um modelo de economia circular, a parceria entre as empresas proporcionou uma economia de mais de 1 milhão de dm³ de madeira, o equivalente a 1.154 árvores preservadas, e evitou o desperdício de 379 mil kg de resíduos.

O modelo de economia circular proposto pela CHEP e seu serviço de logística de pooling sustentável, com padronização, design e rede de serviço integrada se alinham para atingir os objetivos de sustentabilidade de seus clientes e distribuidores. Com a utilização de paletes, é possível tornar o fluxo de entrada e saída de mercadorias cada vez mais ágil. Com uma organização sistemática, é possível diminuir o prazo de entrega e aumentar a qualidade do atendimento prestado, otimizar o volume de carga transportado e ainda tornar mais efetiva a gestão logística, seja do ponto de vista de operação ou sustentabilidade.
“Ao trabalharmos em conjunto com nossos clientes e distribuidores em nosso negócio, conseguimos remover barreiras e promover a economia circular. O comprometimento do Martins com a sustentabilidade é um exemplo de como uma cadeia colaborativa pode ter eficiência e gerar ganhos ao negócio e aos consumidores, além de proteger o planeta”, explica Paula Rocha, Gerente de Retail Solutions da CHEP Brasil.
Em reconhecimento aos resultados conquistados, a CHEP entregou um certificado de sustentabilidade para o Martins, emitido a partir do estudo da RDC Environment, consultoria externa que calcula os impactos ambientais do uso de palete CHEP em comparação ao palete branco.
Com mais de 70 anos de história, o Martins tem como missão ser o principal integrador na cadeia de demandas, juntando produção e consumo em um sistema com princípios da sustentabilidade. “O Martins é um dos maiores distribuidores marketplace do Brasil e, durante nossa história, enxergamos a necessidade de integrar práticas sustentáveis ao nosso sistema de distribuição. Por isso aderimos ao sistema de pooling da CHEP. Dessa forma, estamos contribuindo para uma economia circular e regenerativa desde o princípio da cadeia de consumo”, diz Danilo Daud, Gerente da Central de Armazenagem e Distribuição do Martins Atacado.
Sobre o Martins:
O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro.
Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas.
Sobre a CHEP
A CHEP ajuda a transportar mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Seus paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de suprimentos global e as maiores marcas do mundo confiam na CHEP para ajudá-las a transportar suas mercadorias de forma mais eficiente, sustentável e segura. A CHEP criou um dos negócios de logística mais sustentáveis do mundo por meio do compartilhamento e reutilização de suas plataformas em um modelo conhecido como “pooling” e atende principalmente aos setores de bens de consumo de rápida movimentação (por exemplo, alimentos secos, mercearia, saúde e cuidados pessoais), produtos frescos, bebidas, varejo e manufatura em geral. A CHEP emprega aproximadamente 11.500 pessoas e acredita no poder da inteligência coletiva por meio da diversidade, inclusão e trabalho em equipe. A CHEP possui aproximadamente 353 milhões de paletes, caixas e contêineres por meio de uma rede de mais de 750 centros de serviços. Como parte do Brambles Group, a CHEP opera em 60 países, com suas maiores operações na América do Norte e na Europa Ocidental. Para obter mais informações, acesse www.chep.com