Pesquisa Loggi aponta que 67% dos empreendedores gerenciam diretamente a logística de suas PMEs no e-commerce brasileiro

O e-commerce brasileiro segue em crescimento constante, e a logística tem se mostrado um fator determinante para a expansão de pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com a pesquisa Rota do E-commerce, realizada pela Loggi em parceria com a Opinion Box, 67% dos empreendedores ainda são os principais responsáveis pela escolha e gestão logística de seus negócios. O estudo aponta também que a maioria (58%) realiza entre 30 a 50 envios por mês, assumindo diretamente o controle de suas operações.

Entre os fatores que poderiam contribuir para a expansão dos pequenos negócios, a cadeia logística e de distribuição aparece como prioridade para 42% dos entrevistados. Outros aspectos destacados foram a possibilidade de entrada em novos mercados e regiões (39%), o fortalecimento de parcerias estratégicas (30%), a melhoria dos serviços prestados (27%), maior acesso a crédito e financiamento (21%) e a capacitação das equipes (21%).

Pesquisa Loggi aponta que 67% dos empreendedores gerenciam diretamente a logística de suas PMEs no e-commerce brasileiro

Impacto da logística para PMEs

O estudo evidencia que a busca por processos mais eficientes e soluções inovadoras de logística para PMEs tem sido essencial para agilizar entregas e melhorar prazos, ponto considerado relevante por 20% dos empreendedores. De acordo com os dados, o prazo médio de entrega varia entre 3 a 7 dias úteis em 42% dos pedidos. Já 31% das entregas levam mais de 7 dias, principalmente em longas distâncias, enquanto 25% conseguem chegar ao cliente em menos de 3 dias.

Além do prazo, a redução de custos é uma das maiores demandas para esse público, sendo citada por 18% dos entrevistados. Logo em seguida aparecem a necessidade de oferecer mais alternativas e comodidade aos clientes (16%) e a busca por melhorias no controle e gestão de estoque (12%).

Sobre a pesquisa Rota do E-commerce

A pesquisa Rota do E-commerce teve como objetivo mapear o perfil, os desafios e as estratégias dos empreendedores brasileiros no comércio digital. O estudo avaliou aspectos relacionados a vendas, logística para PMEs, uso de plataformas digitais, automação e relacionamento com clientes.

Realizado entre abril e maio de 2025, o levantamento contou com a participação de mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, todos com pelo menos 30 envios de produtos mensais.

O material completo está disponível aqui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
ILOS 2025
Veja também em E-commerce
Operadores logísticos intensificam preparação para a Black Friday com foco em eficiência logística
Operadores logísticos intensificam preparação para a Black Friday com foco em eficiência logística
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Consumidor prefere esperar por frete grátis na Black Friday 2025, revela pesquisa
Consumidor prefere esperar por frete grátis na Black Friday 2025, revela pesquisa
E-commerce de PMEs cresce no interior do Brasil no 3º trimestre, segundo Loggi
E-commerce de PMEs cresce no interior do Brasil no 3º trimestre, segundo Loggi
Nacionalização de importados no e-commerce pode reduzir frete em até 50%, comenta Tek Trade
Nacionalização de importados no e-commerce pode reduzir frete em até 50%, comenta Tek Trade
Contratações temporárias na Black Friday
Contratações temporárias na Black Friday impulsionam a logística do e-commerce, mostra startup Petina

As mais lidas

01

Ipiranga e 3tentos integram base de distribuição e usina de biodiesel em Vera (MT)
Ipiranga e 3tentos integram base de distribuição e usina de biodiesel em Vera (MT)

02

Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025

03

TMS EGS
Quando TMS e ERP não se comunicam, a operação sofre: a EGS Sistemas garante a integração total que sua transportadora precisa