O setor de transporte de cargas no Brasil vem passando por um processo acelerado de transformação digital. Embora ainda enfrente desafios estruturais históricos, as empresas estão recorrendo a inovações tecnológicas para modernizar operações e superar gargalos. De sistemas de roteirização inteligente a plataformas de gestão em tempo real, a digitalização está redesenhando as práticas logísticas, ampliando o controle e aumentando a eficiência.
Segundo o Instituto Brasil Logística (IBL), os investimentos em logística saltaram de R$ 34,3 bilhões, em 2022, para R$ 63 bilhões em 2024 — um crescimento de 84% em apenas dois anos. Esse movimento reflete a busca por maior competitividade e a necessidade de soluções integradas para reduzir custos e melhorar a previsibilidade das entregas.

Tecnologias no transporte de cargas
Entre as ferramentas que vêm ganhando espaço estão sistemas inteligentes de controle de estoques, sensores, veículos com condução assistida e tecnologias de rastreamento em tempo real. Para AliceAna Paiva, diretora comercial da Tragetta, nova marca de transporte de carga do Grupo FEMSA, esses recursos são fundamentais para enfrentar desafios recorrentes da cadeia logística.
“Tecnologias como rastreamento em tempo real e sistemas avançados de gestão são essenciais para minimizar perdas comuns na cadeia logística, como o desperdício de produtos perecíveis ou atrasos. Essas inovações contribuem diretamente para aumentar a segurança e a eficiência das operações”, afirmou.
Apenas no Brasil, os aportes em inteligência artificial aplicada à logística alcançaram US$ 1,9 bilhão em 2023, de acordo com o relatório The State of AI in Logistics 2023, da McKinsey & Company. O dado representa alta de 46% em relação a 2022, e a expectativa é de que o ritmo de crescimento se mantenha até o fim da década.
Digitalização e eficiência logística
A Tragetta tem alinhado sua operação a esse movimento de digitalização, contando com mais de 3.300 veículos, entre frota climatizada e elétrica. A empresa opera a partir de uma Central Logística inteligente, que utiliza sistemas web e aplicativos para otimizar rotas e processos em tempo real.
O modelo é sustentado por metodologias próprias de gerenciamento de riscos, princípios Lean e atendimento dedicado. De acordo com Paiva, a combinação desses elementos garante maior precisão no transporte de ponta a ponta.
“A logística do futuro exige decisões rápidas, dados integrados e operações transparentes. Ao incorporar tecnologias de ponta ao nosso modelo, conseguimos entregar não só eficiência, mas também confiança e previsibilidade para toda a cadeia”, concluiu a executiva.









