Cassiano Facchinetti, managing director da INTERLINK Exhibitions, fala sobre a INTRA-LOG Expo South America 2025

Neste espaço disponibilizado pelo Portal Logweb Notícias ao ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain, a presidente da entidade Valéria Lima conversa com Cassiano Facchinetti. Ele é managing director da INTERLINK Exhibitions e fala sobre a INTRA-LOG Expo South America 2025, que acontece de 23 a 25 de setembro próximo no Expo Center Norte, em São Paulo, SP. O evento é organizado pela INTERLINK Exhibitions e pelo Grupo IMAM.

A INTERLINK Exhibitions possui mais de 25 anos de experiência na organização de feiras e congressos B2B no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia, entre elas a INTRA-LOG Expo South America, a Hyvolution Brazil, a VICTAM LATAM South America, Feed Formulation e a Label & Pack Expo.

Já o Grupo IMAM é a principal empresa brasileira de treinamento e consultoria em Supply Chain, logística e intralogística integrada à automação e à excelência operacional, e já formou mais de 300.000 profissionais durante seus 45 anos de atividades.

Cassiano Facchinetti:Expositores de outros países têm no Brasil a porta de entrada com mais de 200 milhões de consumidores para crescer sua atuação na América do Sul”

Valéria Lima: Qual o crescimento da edição 2025 da feira e o que veio de positivo da edição de 2024?

Cassiano Facchinetti: O interesse crescente pela intralogística e pela automação se traduziu no aumento da participação dos expositores dessa edição: 250 marcas, ou seja, o dobro de expositores, sendo 30% do setor de robótica, contra 10% da edição de 2024. Temos pelo menos 85% de expositores repetindo sua participação. Novos fornecedores internacionais aderiram à feira, atraídos pelo perfil altamente qualificado dos visitantes e pelas oportunidades reais de negócios. Teremos uma área reservada à exposição 100% maior, além de uma área externa para demonstração de sistemas e equipamentos, refletindo o avanço do setor e a forte demanda por soluções inovadoras. Além disso, o Fórum INTRA-LOG apresentará um conteúdo muito mais robusto, alinhado com os desafios das empresas e com grandes nomes palestrando.

Valéria Lima: Quais as novidades da INTRA-LOG Expo 2025?

Cassiano Facchinetti: Pelo alto nível de tecnologia dos sistemas e equipamentos, o visitante vai ter uma feira com demonstrações e muitas experiências de interatividade. Muitas empresas vão trazer AMRs, robôs, integração de sistemas – a automação proporciona isso em espaços de exibição. Teremos diferentes tipos de soluções utilizadas em operações de movimentação, armazenagem e distribuição de produtos e anúncios de parcerias entre empresas, além de cases aplicados à indústria, serviços e ao e-commerce. Também vemos um crescente interesse por empresas de embalagens e rastreamento participando no evento, o que mostra uma tendência interessante para o desenvolvimento do setor.

Valéria Lima: O evento terá um painel dedicado a palestras e uma roda de debates de galpões logísticos: qual o objetivo?

Cassiano Facchinetti: O objetivo é mostrar a evolução do setor, bem como questões de mercado que impactam diretamente as operações logísticas. A eficiência e produtividade geradas pelas soluções de intralogística dependem da presença de instalações logísticas de alto padrão e localizadas em pontos estratégicos para garantir a distribuição rápida aos clientes. Com isso, as grandes empresas, principalmente do e-commerce, que ocupam em torno de 30% desses galpões logísticos, promoveram uma corrida no mercado, e segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), os galpões logísticos tiveram uma valorização de 20% em 2025. Convidamos a Colliers, a Fulwood, a Binswanger e a MBigucci, além de outros players do setor, para apresentações e uma roda de debates dia 24 de setembro, a partir das 14 horas, apresentando o crescimento de instalações de nível AAA em meio a um mercado extremamente aquecido, com demanda cada vez maior das empresas por espaço em grandes centros.

Valéria Lima: Quais serão as outras atrações e experiências que a feira INTRALOG vai trazer em 2025 para os visitantes?

Cassiano Facchinetti: Mais uma vez, o conhecimento terá um grande destaque: o Hub de Inovação, onde os expositores apresentarão conteúdo exclusivo aos visitantes com palestras gratuitas, e a Arena Tech, para demonstração de equipamentos ao vivo, que este ano será instalada na área externa do pavilhão, dando maior liberdade para a interatividade. O Fórum INTRALOG cresceu em empresas e cases: pelo menos 400 profissionais de logística estarão reunidos para conferir melhores práticas e tendências em Inteligência Artificial aplicada à logística, tema puxado pelo Keynote speaker Gil Giardelli, autor de livros, professore estudioso de inovação e economia digital, além de cases de excelência operacional e automação e robótica. Também teremos a presença da Embraer, da M. Dias Branco, das farmacêuticas Fagron e Eurofarma, Semantix e Leroy Merlin, entre outras que contaram com a curadoria do Eduardo Banzato do Grupo IMAM e um influenciador reconhecido do setor de logística.

Valéria Lima Logweb
Entre as indagações de Valéria Lima estão as tendências observadas em feiras de outros países que têm alinhamento com o que a INTRA-LOG Expo vai apresentar

Valéria Lima: Comparando feiras globais de logística, intralogística e automação ocorridas em 2025: o que você vê como tendências em feiras de outros países que têm alinhamento com o que a INTRA-LOG Expo vai apresentar?

Cassiano Facchinetti: As soluções de automação para intralogística. Elas reinaram em diversas feiras pelo mundo em 2025 e aqui não vai ser diferente: a robótica, com exemplares de robôs humanoides, AMRs, AGVs, braços articulados para a indústria e linhas de produção, robôs para e-commerce, minibots, tudo isso está mostrando como a tecnologia se integra e potencializa outras soluções de movimentação, armazenagem e separação de pedidos para aumentar produtividade e promover a eficiência e segurança. Essa tendência será um marco do nosso evento em 2025.

Valéria Lima: Como você vê o interesse maior das empresas globais em expor na INTRA-LOG?

Cassiano Facchinetti: É um movimento natural, pois não há uma feira com o porte e foco em automação e intralogística como a INTRA-LOG Expo. A maior parte dos expositores relatou confiança na feira pela qualidade dos visitantes, relacionamento e pela geração de negócios, e isso é parte do sucesso que nos levou à edição de 2025. Expositores de outros países – este ano teremos representantes da China, EUA, Alemanha, Itália, Espanha – têm no Brasil a porta de entrada com mais de 200 milhões de consumidores para crescer sua atuação na América do Sul, e para nós é muito importante fazer parte dessa estratégia. Outro ponto a destacar e que beneficia o Brasil são as barreiras tarifárias que estão crescendo nos EUA, abrindo novas oportunidades para o mercado local.

Qual o número de visitantes esperado para essa edição?

Cassiano Facchinetti: Aguardamos mais de 5.000 visitantes de diversos países.

Valéria Lima: Qual a importância de eventos como a INTRA-LOG para fortalecer a imagem do setor de intralogística e automação no Brasil?

Cassiano Facchinetti: É um reforço institucional e comercial importante para as marcas expositoras investirem em eventos onde terão acesso a visitantes qualificados, oportunidades de apresentar suas soluções e promover conteúdo relevante, além de estarem presentes no único evento focado do setor, fortalecendo ainda mais o segmento da intralogística. As feiras evoluíram muito, pois os profissionais ganharam o mundo e visitam eventos de todos os portes, e ficaram seletivos. Nossa proposta de evento é promover a melhor experiência para todos que confiam seus investimentos a nós com um só objetivo: gerar negócios. É uma grande vitrine, mas uma vitrine de qualidade, pois é uma extensão da empresa expositora, e nossa missão é que todos saiam do pavilhão com a certeza de terem feito bons investimentos e marcado uma ótima presença.

Saiba mais:

Fórum INTRA-LOG 2025 traz inteligência artificial e robótica para a intralogística

INTRA-LOG Expo South America destacará cadeia de embalagens e rastreamento

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Espaço Instituto Logweb Entrevista
Vantine Consulting completa 39 anos e José Geraldo Vantine analisa mercado e supply chain
Vantine Consulting completa 39 anos. E seu criador fala desta trajetória, e também do mercado como um todo
Desafios Logística Wrobleski
Com olhar crítico sobre o setor, Antonio Wrobleski fala sobre os desafios da logística e a nova fase da AWRO
Logística sustentável ganha cada vez mais força
Felipe Gonzales Duarte, da Delta Fleet, fala da aplicação da tecnologia na gestão de frotas
Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil, fala sobre o crescente papel do delivery no mercado B2B no Brasil
Sócios-diretores da Connexxion Consulting falam da participação da empresa no CSCMP Annual Global Conference

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste