Após a divulgação dos resultados positivos pelo e-commerce da Privalia, a multinacional ID Logistics Brasil comemora a gestão da operação para o evento da Black Friday. A preparação para a data requisitou uma estruturação previa do operador logístico para atendimento ao aumento expressivo da demanda em um curto período. Os números mostram que houve recorde na expedição de pedidos com aumento de de 12% em relação a 2021.
A estratégia do e-commerce foi traçada com seis meses de antecedência. As equipes foram reforçadas com mão de obra temporária, escalas de trabalho para algumas funções administrativas, além de novas soluções e ferramentas desenvolvidas.
O planejamento da Privalia levou em conta o cenário de consumo para a data e variações como a Copa do Mundo. Os estudos e análises gerais do setor consideravam que a Copa seria um potencializador de venda e não um detrator.
De acordo com Gilberto Lima, CEO da ID Logistics Brasil, «Todos os esforços foram direcionados para manter o engajamento do time, o presenteísmo e a alavancada da produção a fim de garantir a entrega dos produtos ao consumidor final no menor tempo possível, o que teve contribuição positiva para o aumento das vendas.»
Dados diulgados pela Privalia mostram que as vendas ficaram acima do planejado e maiores em relação a 2021. No acumulado de novembro, o índice subiu 20% acima dos resultados do ano passado e 13% acima da meta.
As ações começaram na segunda quinzena de outubro em ritmo crescente até a Black Friday. Houve ainda a ampliação da capacidade física do estoque, desenvolvimento de novas soluções e ferramentas de massificação, otimizando a separação de pedidos variados simultaneamente, o que refletiu em significativo ganho de produtividade.
“Um ponto fundamental foi a atenção à infraestrutura tecnológica com medidas de prevenção e testes para garantir que tudo funcionasse bem”, diz Martin Haber, Diretor de TI da ID Logistics.
Os colaboradores temporários passaram por treinamento e receberam ações motivacionais para o grande fluxo de atendimento, com premiação atrelada à eficiência, confiabilidade da preparação e rapidez, som ambiente, refeições especiais e entrega de brindes por comprometimento. A estratégia também contemplou a estreia da Copa do Mundo e o time curtiu os jogos em um super telão de LED e sorteio de camisas da seleção brasileira.