O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, dá mais um passo significativo em direção à utilização de combustíveis alternativos, ao anunciar a descarbonização da frota a partir da transformação de parte de caminhões movidos a diesel para veículos que utilizam gás natural veicular (GNV).
A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) de forma a contribuir com a descarbonização do setor. “A indústria de transportes tem um papel fundamental no desafio global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para o GNV é uma etapa importante para reduzirmos nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo que garantimos operações eficientes e seguras”, afirma Ricardo Ramos, diretor de Operações e Negócios do Grupo SADA.
O uso de caminhões que podem ser abastecidos com o gás natural veicular traz outros benefícios que ajudam a promover práticas mais sustentáveis nas operações de transporte e logística. “A medida também impacta na redução de fumaça preta, melhoria da qualidade do ar e no combate às mudanças climáticas”, explica Ramos.
Estudos indicam que caminhões movidos a GNV podem reduzir, em média, 20% as emissões de CO₂ em comparação aos motores a diesel, além de emitirem quantidades significativamente menores de poluentes atmosféricos como óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado.
“Essa mudança não é apenas boa para o meio ambiente, mas também prepara nossa empresa para o futuro. Acreditamos que a adoção de tecnologias sustentáveis é essencial para garantir a competitividade em um mercado que valoriza a responsabilidade socioambiental. Esperamos que o nosso pioneirismo com essa iniciativa inspire outros players para participarmos ativamente de um setor cada vez mais compromissado com um mundo e com uma sociedade mais sustentáveis”, diz o diretor de Operações e Negócios.
Até o final do primeiro trimestre de 2025, a frota de caminhões a gás da SADA passará dos atuais 6 para 31. “Esse movimento de transformação fará com que o Grupo SADA, sozinho, represente cerca de 25% de marketshare da frota de caminhões GNV circulante no país e investimentos da ordem de R$ 7 milhões”, conclui Ramos.
Operação GNV já está em testes
O diretor comercial do Grupo SADA, Marcelo Loureiro, destaca que o investimento na frota GNV faz parte de um alinhamento estratégico com a cadeia automotiva. “Nosso compromisso com a descarbonização é uma estratégia alinhada com os nossos clientes. Por isso, trouxemos os primeiros investimentos para apoiar o transporte entre as plantas da GM e Stellantis e nossos pátios em São Bernardo do Campo, SP, e Betim, MG, respectivamente”. Os testes realizados com as frotas percorrendo quilometragens similares utilizando diesel e GNV comprovam que a meta de redução de emissões está sendo cumprida. “Comparamos as emissões de CO2 em equipamentos utilizando diesel S10, S500 e GNV. Ao final desses testes iniciais, os caminhões GNV apresentaram um resultado próximo à média de mercado, com redução de 15% em emissões de CO2, finaliza Loureiro.