Exportações do Tecon Salvador crescem 28% no primeiro quadrimestre desse ano

18/05/2016

O Terminal de Contêineres de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons, registrou um aumento de 28% nas exportações no primeiro quadrimestre de 2016, com destaque para o embarque de polímeros (com aumento de 305%) e de minérios (de 111%). Somente no mês de abril deste ano, as exportações cresceram 22.7% em relação a igual período de 2015. O principal destino foi a Índia.

A cabotagem também teve destaque nos resultados do mês, com um expressivo crescimento de 31% em relação a abril de 2015 e de 11% em relação a igual período do ano passado. Este foi o segundo melhor mês em toda a história do terminal e o melhor do ano.

No volume total de cargas que passaram pela unidade de janeiro a abril deste ano, o Tecon Salvador movimentou 95.382 TEU (medida usada para contêineres), 11% a mais que no mesmo período de 2015.

Nos embarques, o incremento ficou por conta do setor de químicos e petroquímicos. Já nas descargas, os responsáveis pelo bom resultado foram os segmentos de bebidas e arroz. No acumulado de janeiro a abril deste ano, o aumento foi de 12% em relação a 2015.

As importações começam a andar a passos mais acelerados, alcançando o melhor resultado do ano no mercado de importação. O destaque foi para o setor de borracha, com crescimento de 49%, e também 106% em fertilizantes e derivados, na comparação de abril de 15/16.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Librelato investe R$ 65 milhões e lança nova geração de implementos rodoviários
Temp Log antecipa adoção da escala 5×2 e reorganiza jornadas na logística farmacêutica
CIOT amplia registro de operações de transporte, e IA facilita análise de dados da frota
Arteris prevê 3,7 milhões de veículos nas rodovias durante o feriado de Finados
Brasil aposta na combinação de eletrificação e etanol para descarbonizar o transporte
Potencial Combustíveis amplia operação na Bahia e no Rio Grande do Sul e prepara entrada em Minas Gerais

As mais lidas

01

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

02

Descartes apresenta plataforma de IA para automatizar processos de supply chain

03

Move Mais lança Vale-Pedágio por placa para transportadoras