A DHL Global Forwarding, especialista em fretes aéreo e marítimo do Deutsche Post DHL Group, comemora mais de 15 anos transportando uma grande variedade de chocolates, além de ingredientes e matérias-primas relacionadas, como parte do Dia Internacional do Chocolate, celebrado em 13 de setembro. Independentemente do que precisa chegar a seu destino ser um grão bruto de cacau, uma barra de chocolate ou trufas recheadas de rum em edição de luxo, a DHL Global Forwarding oferece serviços logísticos de ponta a ponta com temperatura controlada, incluindo fretes terrestres, marítimos e aéreos, serviços aduaneiros e de armazenagem, realizando entregas seguras e pontuais de produtos de chocolate.
“A América Latina, terra de origem do cacaueiro, continua a produzir grãos de alta qualidade para a fabricação de chocolates finos e para o mercado de chocolates em geral”, diz Andreas Krueger, Diretor de Frete Marítimo da DHL Global Forwarding nas Américas. “E nos próximos anos haverá necessidade de um serviço confiável com experiência específica no setor.” “A DHL não só tem a experiência em produtos de consumo como também oferece serviços de confiança por meio de uma extensa rede global capaz de transportar esses produtos de chocolate com cuidado e responsabilidade.”
No contexto da Estratégia 2020 da DHL – um plano com foco no aproveitamento de oportunidades em setores e mercados em crescimento –, a divisão da empresa responsável pelas Américas tem observado atentamente o mercado de consumo, incluindo o de chocolates, que deve crescer nos próximos anos. Só na América Latina as vendas de chocolate crescerão 31% nos próximos cinco anos[1]. Em 2013, o Equador superou o Brasil na produção de cacau, tornando-se o maior produtor da América Latina, e a Associação Nacional dos Exportadores de Cacau do Equador (Anecacao) atualmente prevê que o país ocupará a quarta posição no ranking mundial da produção de grãos de cacau até o final de 2015. Outros países produtores de cacau na região incluem Peru, República Dominicana, Colômbia e México.
Ao oferecer frete terrestre, marítimo e aéreo, serviços aduaneiros e de armazenamento com temperatura controlada, a DHL das Américas tem ajudado clientes a transportar mais de 4.450 TEUs e 600 cargas de caminhão em lotação máxima (FTL) de produtos derivados do chocolate anualmente, utilizando de 7.000 porta-paletes por mês e processando em média 460 registros aduaneiros todo mês. Para satisfazer as necessidades específicas de seus clientes, a DHL criou uma comunidade mundial de especialistas no mercado de consumo, uma cadeia de suprimentos totalmente integrada com processos arrojados que facilitam o monitoramento do processo e agregam eficiência a ele, além de Centros de Competência do Consumidor voltados para gestão do fluxo de informações ponta a ponta, entre outros serviços.
“Com um grande número de embarques pelas rotas de comércio entre a Europa e as Américas e entre os diferentes países das Américas, a DHL transporta de grãos brutos de cacau a produtos finais, além de equipamentos utilizados na produção de iguarias derivadas do chocolate”, comenta Jannie Davel, Diretor de Frete Aéreo da DHL Global Forwarding nas Américas.
O Dia Internacional do Chocolate foi criado pelas Associações Nacionais de Confeiteiros e ocorre no aniversário de Milton S. Hershey, o confeiteiro norte-americano que também foi um importante filantropo e fundador da Hershey Chocolate Company. Além de transportar iguarias de chocolate, a DHL também transporta outras sobremesas saborosas, como biscoitos e doces, para diferentes partes do mundo.