Os vencedores do XX Prêmio Abralog de Logística foram oficialmente anunciados na noite da última quarta-feira, 13 de dezembro, durante cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP.
Reconhecida como uma das mais antigas e tradicionais do setor, a premiação destaca as melhores práticas logísticas no Brasil, revelando cases de inovação e colaboração entre empresas e profissionais.
Pedro Moreira, presidente da Abralog, expressou sua satisfação: “Com a entrega do Prêmio Abralog de Logística, concluímos um ano de muitas conquistas para nossa entidade. Inauguramos nosso primeiro núcleo internacional, criamos o Conselho Estratégico ESG Abralog, realizamos a I Semana ESG Abralog, entre outros avanços significativos”.
IA
Durante as solenidades de final de ano, o presidente da Abralog anunciou a criação, em janeiro, de novo comitê da entidade, Inteligência Artificial. “Trata-se de uma das mais formidáveis ferramentas de conhecimento que a Humanidade já viu”, afirmou. O novo núcleo de geração de conteúdo vai se juntar a oito comitês: Logística Farmacêutica, Real Estate, Cadeia do Frio, RH e Pessoas, E-commerce, Intralogística, Inovação e Automação e Jurídico.
Moreira ainda antecipou que o Prêmio Abralog de Logística, que neste ano comemorou 20 anos, deverá ter mais categorias – o público que se inscreve às oito categorias da láurea, questiona a criação de disputas em áreas específicas, como E-commerce, Real Estate e intralogística, lembrou o presidente da associação.
Os vencedores em suas respectivas categorias foram:
Categoria Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias
A Invent recebeu o prêmio por seu case “Implementação da Família I-Sortex para Otimização da Separação e Triagem de Volumes”. O comprometimento da empresa em reduzir custos, elevar a produtividade e promover a sustentabilidade a colocou no topo da categoria.
Categoria Colaboração e Parceria em Logística
A Nexway levou o prêmio por “Maximizar a utilização de ativos ociosos por meio da sinergia colaborativa”, mostrando resultados ao conectar demandas e oferecer soluções colaborativas, resultando em ganhos financeiros e ambientais.
Categoria ESG e Mobilidade Urbana
O Grupo Panvel venceu a categoria pela integração de fluxos logísticos com eficiência energética e redução da emissão de carbono, compromisso firme com a sustentabilidade.
Categoria Estudante
Luiza Mendes Gonçalves Fatorelli foi premiada por seu estudo com a finalidade de impulsionar o crescimento da infraestrutura de armazenagem no Brasil, proporcionando um modelo de viabilidade econômica para o setor.
Categoria Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business
A Empresa Ypê, ao automatizar seu Centro de Distribuição com tecnologia 4.0, obtendo operacionais substanciais, além de aprimorar serviços ao cliente, ficou com a láurea de primeira colocada.
Categoria Multimodalidade
A Tecmar Transportes foi premiada por seu projeto com o objetivo de otimizar a eficiência, reduzir custos e elevar a confiabilidade da logística de transporte de cargas fracionadas em todo o País.
Categoria – Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem
A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A, GRU Airportfoi reconhecida por transformar o aeroporto em um dos principais HUBs de carga aérea internacional, após ganhar a concessão do serviço.
Mérito Jornalístico
O jornalista Luiz Maciel, do Jornal Valor Econômico, conquistou o Prêmio Abralog Mérito Jornalístico pelo seu trabalho de divulgar a logística e contribuir para sua história.
Para mais detalhes sobre os premiados e a cerimônia, acesse os links