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Recursos Humanos 31 de maio de 2021

Confira três dicas para garantir eficiência na gestão e homologação de fornecedores para empresas

Com o aumento da competitividade entre as empresas, a necessidade de criar processos mais eficientes é inevitável. Quando falamos de mercados onde os trabalhos são gerados em função de demandas, muitas empresas são contratadas para projetos específicos, que acabam por exigir mais eficiência por meio da terceirização. Dentre as áreas em maior desenvolvimento em 2020, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) destacou a construção civil, o agronegócio e o investimento em conhecimento à distância, como áreas promissoras. “Levando em consideração que o modelo CLT está ganhando novos formatos, é evidente vermos uma tendência mundial no estilo de trabalho terceirizado ou sob demanda. E isso acaba impactando diretamente a necessidade das empresas em terem bons fornecedores, com preço mais baixo sem perder a alta qualidade produtiva”, explica Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global.

Pensando nessa tendência de mercado, a Clever Global, empresa de serviços tecnológicos, especializada no gerenciamento de fornecedores e terceiros, certifica que seus clientes estejam sempre atualizados e explorando de forma eficiente a gestão e homologação de seus fornecedores. Com o uso da tecnologia de gestão, a disponibilidade para fornecimento e prestação de serviços é um dos pontos vitais para que uma empresa tenha sucesso e cresça.

O diretor Brasil lembra ainda que a adaptação vem acompanhada de mudanças, junto às tecnologias disponíveis no mercado. “As plataformas disruptivas de homologação e gestão de fornecedores são necessárias e podem ser associadas a um grande divisor entre pequenas e grandes empresas. A nossa plataforma SerCAE, 100% criptografada, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), auxilia na gestão documental, minimizando os riscos associados à subcontratação de serviços”, explica.
A Clever Global ainda aponta as vantagens da gestão e homologação de fornecedores. Confira as dicas:

Credibilidade e atendimento eficaz

Ser encontrado facilmente é muito importante. É indispensável que tenha um site expansivo que esteja sempre atualizado para facilitar e incentivar o contato e o cadastro dos seus fornecedores. Como comunicação é tudo, vale também investir em um chat para uso comercial entre o fornecedor e o cliente para facilitar o acesso.

Tendo uma plataforma online para o cadastro e homologação dos fornecedores a empresa: atua como ponto de entrada de novos fornecedores e permite ter atualizada e disponível as informações do mercado de suprimentos em um único lugar, há opção de avaliação do fornecedor, participação de departamentos como setor de Qualidade, Inovação e Desenvolvimento e outros. Além disso, permite e garante que o próprio fornecedor mantenha seus dados sempre atualizados.

Eficiência nos processos

A padronização do processo de registro, homologação e avaliação dos fornecedores para toda a organização e para todas as categorias de compras são extremamente importantes. Com eficiência, a redução do tempo destinado à gestão operativa é garantida.

Gestão do conhecimento e acompanhamento

Com a tecnologia, a rastreabilidade e confiabilidade dos dados introduzidos e atualizados pelos próprios fornecedores é primordial. Com esse acesso rápido ainda é possível o envolvimento de clientes internos e prescritores facilitando a gestão da mudança.

Vale ressaltar que a confiabilidade através dos mecanismos de integração (webservices) com ERP na carga automática de dados e o atendimento ao compliance, agregam mais valor à empresa.

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