Campanha “Orgulho de Carregar o Brasil”, da CarboFlix, busca atrair jovens e valorizar caminhoneiros

A campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” será lançada no dia 30 de junho, em São Paulo, data em que se comemora o Dia do Caminhoneiro. O movimento nacional tem como foco valorizar os caminhoneiros e atrair novas gerações para o transporte rodoviário de cargas, um setor vital para o funcionamento da economia brasileira.

Idealizada pela startup CarboFlix, a campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” busca resgatar o prestígio da profissão, muitas vezes esquecida apesar de sua centralidade no abastecimento de alimentos, medicamentos, combustíveis e produtos em todo o país.

Campanha “Orgulho de Carregar o Brasil”, da  CarboFlix, busca atrair jovens e valorizar caminhoneiros

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a idade média dos motoristas autônomos no Brasil é de 46 anos. Em paralelo, a frota nacional tem, em média, 11 anos de uso, o que acende um alerta sobre a urgência da renovação, tanto de veículos quanto de profissionais.

“A campanha nasceu para dar visibilidade ao que muitas vezes passa despercebido: o caminhoneiro está no coração da economia brasileira. Precisamos valorizar isso, antes que seja tarde demais”, afirma Thelis Botelho, idealizador do projeto.

Mobilização e reconhecimento da profissão

A campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” vai atuar em múltiplas frentes. Estão previstos vídeos nas redes sociais, conteúdos colaborativos com o influenciador Tiago Dionísio, além do apoio de pilotos da Fórmula Truck. Também serão divulgadas entrevistas com motoristas, materiais educativos e iniciativas de engajamento de empresas e lideranças do setor.

A proposta é mostrar a realidade da profissão, dar voz aos profissionais e reconectar a sociedade com quem move o país por quilômetros de estrada.

“Muita gente vê o caminhoneiro como um obstáculo na estrada, mas se esquece de quem está ali: um pai de família, um jovem batalhador, um profissional solitário em quilômetros de asfalto”, reforça Botelho.

Parcerias e engajamento do setor

A campanha conta com o apoio de marcas como Ambipar e Bradesco Vida e Previdência, que se somam ao movimento com o objetivo de valorizar a categoria, discutir melhores condições de trabalho e pensar soluções estruturais para o transporte rodoviário.

Além de sensibilizar a população, a iniciativa pretende mobilizar o setor empresarial para promover mudanças reais no cotidiano da categoria, incluindo benefícios, infraestrutura e políticas de apoio.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Caminhões
Gincana do Caminhoneiro encerra etapas de 2025 e integra ações da Caravana do Extrapesado da Mercedes-Benz
Gincana do Caminhoneiro encerra etapas de 2025 e integra ações da Caravana do Extrapesado da Mercedes-Benz
Rodobens inicia operação de venda de caminhões seminovos em 25 concessionárias da rede
Rodobens inicia operação de venda de caminhões seminovos em 25 concessionárias da rede
DAF Caminhões inaugura concessionárias no Sul e Sudeste
DAF Caminhões inaugura concessionárias no Sul e Sudeste
Foton inicia pré-venda do utilitário elétrico eWonder no Brasil após compra antecipada de 10 unidades
Foton inicia pré-venda do utilitário elétrico eWonder no Brasil após compra antecipada de 10 unidades
Grupo Martins adquire caminhões extrapesados Mercedes-Benz para reforçar operações de atacado e distribuição
Grupo Martins adquire caminhões extrapesados Mercedes-Benz para operações de atacado e distribuição
Mercedes-Benz lança Actros Evolution Série Especial 15 anos com motor de 530 cavalos e pacote completo de segurança
Mercedes-Benz lança Actros Evolution Série Especial 15 anos com motor de 530 cavalos e pacote completo de segurança

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste