A Black Friday 2024 deve superar em 10% os valores do ano passado e alcançar a marca de R$ 7,9 bilhões de reais, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A data, que é o início de um momento de muitas vendas para o comércio em geral, afinal é seguida pelo Natal, também movimenta os setores de serviços, como o de saúde e estética. E isso aumenta, também, a demanda de Operadores Logísticos. Para se ter ideia, a Temp Log, única operadora no Brasil especializada na movimentação de produtos para a medicina estética, registrou alta de 15% na Black Friday em 2023. E esse aquecimento do setor traz, além de boas notícias, desafios. E um dos mais graves é o roubo de cargas.

“Há um aumento histórico da sinistralidade nesse período, sem dúvidas. E esse fator pode impactar os níveis de satisfação da cadeia de suprimentos e causar frustração aos clientes finais que aguardam seus produtos. É preciso que as empresas invistam em tecnologias de proteção e rastreio das mercadorias, treinamento eficiente de motoristas, um melhor planejamento das rotas de entregas, entre muitas outras ações que podem diminuir os riscos”, comenta Ricardo Canteras, diretor Comercial e de Tecnologia da Temp Log,
De acordo com dados da Overhaul, empresa global de gestão de risco e visibilidade logística independente de dispositivos, o Brasil registra, em média, 1.349 roubos de carga por mês, cerca de 45 ocorrências ao dia. Somente no último trimestre, foram reportadas mais de 4 mil ações criminosas desse tipo, 5% a mais do que o mesmo período em 2023. E a maior parte dessas ocorrências aconteceram nas ruas (63%) e rodovias (33%). Para a empresa, a retomada da economia pós-pandemia, que acontece de maneira gradual, deve fazer com que o último trimestre de 2024 registre ainda mais ocorrências.
“É preciso lembrar que, mesmo com todos os cuidados, as ações criminosas ainda podem acontecer. Então, para o período, uma outra providência indispensável é que os Operadores Logísticos, fornecedores, parceiros, façam um alinhamento de como repor essa carga com agilidade, para garantir a satisfação do consumidor e o nível de confiança do serviço”, finaliza Canteras.