ArcelorMittal inicia operação inédita de transporte de bobinas de aço com caminhão 100% elétrico

08/10/2024

Com o objetivo de reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) em suas operações logísticas e contribuir para a sua meta global de descarbonização, a ArcelorMittal – maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global –, assou a contar no mês de agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico em sua operação.

“Assim, a empresa torna-se pioneira no Brasil no uso de caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço. O veículo, o primeiro caminhão elétrico da Volvo em Santa Catarina, tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem e faz parte da frota da transportadora WOEU. Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com demais transportadores”, explica Eduardo Crescente Raya, diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal.

Foto: André Kopsch

Juntos, estes veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE de emissão anuais. Estão previstas na operação rotas regionais de até 200 quilômetros, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, Santa Catarina. 

A iniciativa de utilizar caminhões elétricos e mudar a matriz energética de suas operações logísticas surgiu no final de 2023. “A ArcelorMittal é uma referência por suas boas práticas sustentáveis na área logística, inclusive com certificação do Programa de Logistica Verde Brasil por ter a sustentabilidade como um valor em suas operações, devido à aplicação de otimização dos caminhões nas rotas, uso de meios de transporte alternativos, como a cabotagem break bulk, container e ferrovia para atender alguns destinos”, afirma Raya.

Os testes com um caminhão 100% elétrico iniciaram em janeiro deste ano. O percurso de 488 quilômetros incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega, onde constataram que o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação. 

Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos dos caminhões convencionais a combustão a diesel e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias. A ArcelorMittal foi a primeira produtora de aço brasileira a testar um caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas em rotas de curta e média distância. Segundo o diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas com as transportadoras parceiras para a empresa avançar neste novo modelo operacional.

“O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, avalia Raya. 

ArcelorMittal tem meta global de ser carbono neutro até 2050 

O Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta global de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo. No Brasil, o Plano Diretor de CO2 definiu estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
TCP bate recorde de movimentação mensal pela 4ª vez em 2024
VW Caminhões e Ônibus inicia testes com caminhão movido a biometano
Black Friday: pico de devoluções desafia logística reversa no e-commerce
Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG
Grupo LATAM e Delta Cargo anunciam primeira fase de expansão de rede integrada de transporte para produtos farmacêuticos
Logística Reversa como “core business” é tema de artigo de colunista do Portal Logweb

As mais lidas

Nada encontrado