Amazon cria ações em prol da equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento profissional de mulheres

08/03/2023

Na Amazon, equidade de gênero é um tema importante e debatido ao longo de todo o ano, com ações de inclusão e incentivo em diferentes áreas de negócio, como corporativo e tech, a todas as pessoas que se identificam como mulher. Um exemplo é o “Ascend: Women in Leadership (AWIL)”, programa de mentoria implementado no Brasil, em 2021, voltado para aquelas que desejam se desenvolver em habilidades de liderança. O projeto ajuda na formação de conexões significativas entre suas participantes e promove um espaço seguro de apoio e debates. Neste ano, as sessões retornam em março, com cinco mentorandas para cada uma das cinco mentoras, contribuindo assim, para a formação da nova geração de líderes da Amazon.

De acordo com o estudo “Mulheres são melhores líderes durante períodos de crise”, que procurou entender como cada gênero lidera em situações críticas e inesperadas, publicado pela revista Harvard Business Review em 2021, 13 das 19 competências avaliadas tiveram avaliação positiva entre as pesquisadas. As habilidades interpessoais que ganharam destaque foram: “inspirar e motivar”, “comunicação poderosa”, “colaboração e trabalho em equipe” e “construção de relacionamento”. Com o intuito de aprimorar estas capacidades, o AWIL visa estabelecer um plano de carreira para as mulheres, ao mesmo tempo que cria um vínculo de confiança e segurança entre as funcionárias. Durante os meses do programa, as mentoras trocam ideias, experiências e incentivam boas práticas, além de abordarem temáticas variadas como “síndrome do impostor” e maternidade.

“Como parte de nossas ações para apoiar e promover experiências inclusivas no ambiente de trabalho, investimos em capacitação das nossas equipes. É gratificante ver como algumas mulheres entram neste programa como mentorandas e voltam como mentoras. Elas compartilham suas histórias, motivam e criam um ciclo positivo. Em pesquisas internas, constatamos um aumento considerável em relação à confiança das participantes. Isso nos mostra que estamos no caminho certo ao estimular nossas funcionárias a serem a melhor versão de si”, explica Gabriela Delai, líder do AWIL no Brasil.

Atualmente, 56% das pessoas se identificam com o gênero feminino nas Operações da Amazon no Brasil, que compreendem 11 Centros de Distribuição e 13 Estações de Entrega. Em Embu das Artes, São Paulo, por exemplo, a representação feminina chega a 74%. Já em Betim, Minas Gerais, seis em cada dez pessoas se consideram mulheres. Somada à iniciativa do “Ascend: Women in Leadership”, existe o grupo de afinidade Women@Ops, impulsionando também a causa. “A mentoria mudou a minha vida. Foi graças ao programa que eu pude trilhar passos para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Após orientação da minha mentora, entrei como bolsista numa pós-graduação de Supply Chain no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que vai me ajudar a me aprofundar no assunto e me tornar uma profissional ainda mais completa, inspirando mais mulheres a escolherem caminhos semelhantes”, destaca Aryane Jorge, mentoranda da turma de 2022.

Como parte dos esforços de longa data da Amazon em criar experiências inclusivas, a Amazon celebra com a loja Dia Internacional da Mulher com uma seleção de produtos exclusivamente de mulheres empreendedoras. Os clientes conhecerão suas histórias e poderão comprar suas marcas e produtos. No final da campanha, 15% das vendas geradas serão destinadas para o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade a empreenderem.

Para que a equidade de gênero se torne uma realidade cada vez mais presente, é preciso ganhar adeptos. Os aliados são figuras essenciais para o avanço social, econômico, cultural e político da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Na Amazon, todos e todas assumem essa responsabilidade, como ressalta Ricardo Pagani, líder das Operações da Amazon no Brasil: “Sabemos que temos um longo caminho pela frente na luta pela equidade de gênero, e trabalhamos para sermos referência da pauta no mercado, contribuindo com mudanças na direção certa. Um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as mulheres se sentem seguras, são ouvidas e respeitadas, e os homens exercem um papel de aliados para combater a sub-representação feminina em todas as áreas é algo estimulado em todos os times”.

Para obter mais informações sobre as operações da Amazon no Brasil, entre em contato com Thomas Kampel kampelt@amazon.com ou e-mail imprensa@amazon.com.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg