A Alpino, indústria com mais de 70 anos de atuação no fornecimento de peças e conjuntos metálicos de alta complexidade, avançou em sua estratégia de digitalização da Supply Chain ao implementar a plataforma de EDI SWPaaS, desenvolvida pela Sawluz. A empresa emprega mais de 300 colaboradores em sua planta localizada em Jundiaí (SP) e atende grandes clientes dos setores automotivo, agrícola e de construção civil, entre eles Volvo, Mercedes-Benz, Scania, Stellantis, Caterpillar e John Deere.
A migração do modelo tradicional de EDI para a solução em nuvem foi motivada, sobretudo, pela necessidade de superar as limitações do sistema legado e integrar toda a cadeia de suprimentos, inclusive fornecedores sem infraestrutura robusta de tecnologia da informação. Segundo Maikon Santos, responsável pela área de TI da Alpino, a mudança foi estratégica para a competitividade da companhia. “Os ganhos com o uso da plataforma SWPaaS em nuvem em comparação ao EDI tradicional são significativos. Eliminamos a dependência de infraestrutura local e integrações rígidas, garantindo maior flexibilidade e rapidez na inclusão de novos fornecedores”, avalia.
Além disso, a plataforma passou a contribuir diretamente para a melhoria do faturamento, da gestão de estoques e do processo produtivo. Ao garantir a troca de informações de forma ágil, padronizada e confiável, a empresa reduziu divergências em pedidos e notas fiscais, acelerou o faturamento e diminuiu rupturas ou excessos de estoque, fatores que impactavam a eficiência operacional.

Eficiência operacional na Supply Chain com EDI em nuvem
Com um volume mensal aproximado de 22 mil arquivos EDI e 500 Notas Fiscais, a centralização das informações gerou efeitos imediatos nos indicadores de performance (KPIs). A automação substituiu processos manuais baseados em trocas de e-mails, reduzindo de forma significativa o retrabalho. Como resultado, a Alpino registrou redução de até 60% nos erros operacionais, queda de 20% a 40% no tempo de ciclo dos pedidos e maior agilidade no onboarding de fornecedores, processo que passou a ocorrer de 30% a 50% mais rápido. Com isso, as equipes puderam direcionar esforços para atividades analíticas, em vez de tarefas operacionais repetitivas.
Outro ponto relevante foi a adoção da funcionalidade de mensageria, recurso da SWPaaS, integrada ao ERP da companhia. De acordo com Santos, a solução permite controle de status, monitoramento e histórico dos envios e recebimentos. “A mensageria assegura controle de status, monitoramento e histórico dos envios e recebimentos. Isso garante uma troca automática, confiável e rastreável de informações, aumentando a estabilidade operacional”, explica.
Paralelamente, a Alpino implementou o Portal Externo, ferramenta que possibilitou a digitalização de fornecedores que não possuíam integração via VAN. “Decidimos implementar o portal para assegurar a padronização e automação da troca de informações sem depender de processos manuais. Isso agiliza respostas e fortalece o relacionamento com nossos parceiros”, complementa Santos.
Hospedada na nuvem AWS, a plataforma SWPaaS oferece alta disponibilidade, segurança e suporte multilíngue, aspectos considerados essenciais para uma empresa com certificações globais como IATF 16949 e ISO 14000. Para Werter Padilha, CEO da Sawluz, o projeto reflete a flexibilidade da solução. “A SWPaaS se destaca por sua escalabilidade. Ela pode ser facilmente ajustada para atender às necessidades específicas de cada operação comercial, permitindo que as empresas tenham uma solução totalmente personalizada”, afirma.








