Algodão do Maranhão deve sair pelo Porto do Itaqui

01/09/2020

Uma comitiva do Governo do Maranhão visitou o sul do estado, na última semana, para conhecer o modelo de produção industrial de algodão da região e fomentar o escoamento do produto pelo Porto do Itaqui. Participaram da visita técnica, o secretário de Estado da Agricultura, Sérgio Delmiro; o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho; o presidente da FAPCEN, Paulo Kreling, dentre outras autoridades. Eles estiveram na Serra do Penitente e na Fazenda Parnaíba, onde foram recebidos por membros da Associação Maranhense de Produtores de Algodão – Amapa.

“A região produtora de soja é também uma fronteira muito estratégica na cultura do algodão. Conhecemos a Fazenda Parnaíba, cujo trabalho é integrado à indústria. O modelo abrange plantio, colheita e todo o processamento do produto, hoje exportado pelos portos da região Sudeste. Estamos estudando conjuntamente as condições necessárias para que o algodão maranhense seja escoado pelo Porto do Itaqui, assim como já ocorre com os grãos”, disse Ted Lago.

A produção industrial do algodão na região de Balsas gera cerca de 500 postos de trabalho diretos, chegando a mais de 1.200 no pico da safra. “Nosso trabalho, por determinação do governador Flávio Dino, é nos manter próximos e em permanente diálogo com essa zona produtora, de modo a fortalecer ainda mais tão importante atividade econômica geradora de emprego e renda em nosso estado”, afirmou Lago.

Durante a visita, o presidente do Porto do Itaqui apresentou aos produtores investimentos privados na segunda fase do Tegram e também investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, de modo a ampliar e modernizar a infraestrutura do Itaqui para atender a expansão da fronteira agrícola do sul do estado.

Esses esforços do porto público maranhense integram o Plano Emergencial de Empregos do Governo do Estado, um intenso programa que vai investir R$ 558 milhões de agosto a dezembro deste ano em obras públicas, compras governamentais, ofertas de serviços e fomento setorial, dinamizando a economia e incentivando a geração de postos de trabalho.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Loggi abre vagas temporárias de auxiliar de logística em Cajamar para a Black Friday
Move Mais lança Vale-Pedágio por placa para transportadoras
Exportações agrícolas brasileiras reforçam importância da eficiência logística no agronegócio
nstech lança torre de controle com IA agêntica para automatizar operações logísticas
Descartes apresenta plataforma de IA para automatizar processos de supply chain
UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA

As mais lidas

01

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

02

Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro

03

UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA