Aeroporto de Viracopos realiza o 3º Simpósio de Segurança Operacional

05/10/2018

O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou na última sexta-feira (28/09), o 3º Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos com o objetivo de apresentar e debater temas sobre a segurança operacional, de uma forma integrada com os Órgãos e Organizações da Aviação Civil, visando reduzir e manter em um nível aceitável os riscos às operações.

O evento foi realizado pela Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeródromo campineiro, sob coordenação da Gerência de SGSO (Sistema de Gestão de Segurança Operacional) e da Diretoria de Operações do aeroporto. Neste ano, o Simpósio aconteceu na UniAzul, ao lado do aeroporto.

O Simpósio teve ao todo um painel, um debate e 3 palestras sobre tema relacionados à segurança operacional. O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, na abertura do evento, fez questão de destacar a importância do Simpósio para o aprimoramento da segurança operacional da aviação brasileira.

Já o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, destacou na abertura do evento que “a discussão dos problemas e das melhores práticas que ocorrem nesse setor trazem melhorias de processos e formação humana e, consequentemente, maior segurança para os passageiros”. “Este tema é de extrema importância para garantir a eficiência da segurança operacional da aviação brasileira”, completou o diretor de Operações.

Na abertura do evento foi realizada a palestra ministrada pela assistente social e psicoterapeuta de grupo, Iraci Caetano, que falou sobre “Aspectos psicossociais do uso de sustâncias psicoativas”.

Em seguida, foi realizado o Painel “Impactos das inovações na Segurança Operacional da Aviação Civil”, que teve a participação do comandante Ivan Carvalho, diretor de Qualidade e Segurança Operacional da Azul Linhas Aéreas, do tenente-coronel Jorge Vargas, Chefe da Divisão de Coordenação e Controle do SDOP (Divisão de Coordenação e Controle do Subdepartamento de Operações) do DECEA; e de Tiago Pereira, superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ainda no período da manhã, foi realizado o debate, com abertura para perguntas e respostas, com a intermediação de Rodrigo Moser, especialista em Regulação Econômica de Aviação Civil da ANAC.

Após o almoço, o Simpósio reiniciou com a palestra intitulada “Alterações de características físicas para projetos de aeródromos”, realizada pelo Gerente Técnico de Projetos e Sistemas da ANAC, Marcos Eurich.

A última palestra foi realizada pelo coordenador de Operações de Segurança de Viracopos, Valmir Andrade, que falou sobre “Estudo de caso para operações IFR com presença de obstáculos na Faixa Pista”,

Durante todo o evento, os participantes destacaram a importância da realização desse tipo de evento e ressaltaram que o desafio para manutenção da segurança operacional é diário e contínuo e a conscientização é fundamental para solidificar a cultura de segurança operacional.

O encerramento do Simpósio foi feito pela gerente de SGSO de Viracopos, Rosa Maria Brollo Fernandes, que fez um balanço positivo do evento e agradeceu todos os palestrantes e participantes. A gerente fez um agradecimento especial também à Azul Linhas Aéreas por ter colaborado para a realização do evento na UniAzul.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Operação Carnaval 2026: concessionárias preveem tráfego intenso e reforçam planos especiais nas rodovias
Operação Carnaval: concessionárias preveem tráfego intenso e reforçam planos especiais nas rodovias. Vai viajar? Veja as dicas
Localiza&Co fecha acordo com a BYD para compra de 10 mil veículos elétricos
Localiza&Co fecha acordo com a BYD para compra de 10 mil veículos elétricos
Colgate-Palmolive e Fiorde lançam Smart Supply Hub com foco em integração total e escala
Colgate-Palmolive e Fiorde lançam Smart Supply Hub com foco em integração total e escala
Green Cargo inicia operações no Brasil com soluções integradas de caminhões a gás para frotistas
Green Cargo inicia operações no Brasil com soluções integradas de caminhões a gás para frotistas
Movecta investe R$ 15 milhões em reach stackers com capacidade para empilhar até seis contêineres de altura
Movecta investe R$ 15 milhões em reach stackers com capacidade para empilhar até seis contêineres de altura
Fundador da Neogrid, Miguel Abuhab é homenageado em Las Vegas, EUA, por contribuição global ao Supply Chain
Fundador da Neogrid, Miguel Abuhab é homenageado em Las Vegas, EUA, por contribuição global ao Supply Chain

As mais lidas

Nada encontrado