A InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) – e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciaram uma parceria para fortalecer e criar novas oportunidades para a indústria brasileira no mercado internacional.
A partir desse acordo, os quatro escritórios internacionais da InvestSP, localizados em Xangai, Dubai, Nova York e Munique, passam a abrigar representações da CNI. A iniciativa busca ampliar a presença institucional da indústria nacional em centros estratégicos de negócios globais.

Escritórios internacionais como ponte para exportações da indústria
Os escritórios da InvestSP no exterior já atuam em atividades de prospecção de investimento estrangeiro e abertura de mercado para empresas brasileiras. Entre as ações estão a realização de missões empresariais internacionais, rodadas de negócios, participação em feiras e eventos, interlocução com potenciais investidores e governos locais, além da elaboração de estudos estratégicos e setoriais.
Com a presença da CNI, o objetivo é expandir essas atividades para aumentar as exportações da indústria, aproximando empresas nacionais de clientes internacionais e fortalecendo a competitividade do setor.
Inovação e cooperação internacional para o setor industrial
A parceria também prevê um trabalho de inteligência de mercado voltado à inovação e à competitividade. Estão no escopo iniciativas como troca de conhecimentos, cooperação técnica, parcerias com entidades internacionais e estudo de normas regulatórias em mercados estratégicos, de forma a facilitar o acesso das indústrias brasileiras a esses destinos.
“Temos uma indústria forte, capaz de competir nos principais mercados globais, e com condições de receber empresas multinacionais de diversas partes do mundo e de diferentes segmentos. Junto à CNI e à InvestSP, iremos atuar fortemente para que os produtos fabricados aqui sejam ainda mais competitivos, promovendo o desenvolvimento industrial e gerando emprego e renda para a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.
Relevância da presença institucional no exterior
Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a iniciativa marca um avanço estratégico: “Este é um marco relevante para a atuação internacional da instituição, fortalecendo a promoção de negócios e a representação dos interesses da indústria brasileira no exterior. A CNI está confiante de que a presença física e institucional no exterior não é apenas oportuna, mas necessária para que a indústria brasileira atue de forma proativa na promoção de sua base industrial, fortalecendo sua imagem e gerando negócios de alto valor agregado”.
Experiência anterior da InvestSP com outros setores
Esse modelo de cooperação não é inédito. Escritórios internacionais da InvestSP já abrigam representações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que atua em ações para ampliar a presença dos produtos do agronegócio paulista e brasileiro nos principais mercados globais.
A iniciativa agora estendida à indústria reflete uma estratégia de maior integração setorial para fortalecer a posição do Brasil no comércio internacional.








