Neste espaço disponibilizado pelo Portal Logweb Notícias ao ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain, a presidente da entidade Valéria Lima conversa com Cassiano Facchinetti. Ele é managing director da INTERLINK Exhibitions e fala sobre a INTRA-LOG Expo South America 2025, que acontece de 23 a 25 de setembro próximo no Expo Center Norte, em São Paulo, SP. O evento é organizado pela INTERLINK Exhibitions e pelo Grupo IMAM.
A INTERLINK Exhibitions possui mais de 25 anos de experiência na organização de feiras e congressos B2B no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia, entre elas a INTRA-LOG Expo South America, a Hyvolution Brazil, a VICTAM LATAM South America, Feed Formulation e a Label & Pack Expo.
Já o Grupo IMAM é a principal empresa brasileira de treinamento e consultoria em Supply Chain, logística e intralogística integrada à automação e à excelência operacional, e já formou mais de 300.000 profissionais durante seus 45 anos de atividades.

Valéria Lima: Qual o crescimento da edição 2025 da feira e o que veio de positivo da edição de 2024?
Cassiano Facchinetti: O interesse crescente pela intralogística e pela automação se traduziu no aumento da participação dos expositores dessa edição: 250 marcas, ou seja, o dobro de expositores, sendo 30% do setor de robótica, contra 10% da edição de 2024. Temos pelo menos 85% de expositores repetindo sua participação. Novos fornecedores internacionais aderiram à feira, atraídos pelo perfil altamente qualificado dos visitantes e pelas oportunidades reais de negócios. Teremos uma área reservada à exposição 100% maior, além de uma área externa para demonstração de sistemas e equipamentos, refletindo o avanço do setor e a forte demanda por soluções inovadoras. Além disso, o Fórum INTRA-LOG apresentará um conteúdo muito mais robusto, alinhado com os desafios das empresas e com grandes nomes palestrando.
Valéria Lima: Quais as novidades da INTRA-LOG Expo 2025?
Cassiano Facchinetti: Pelo alto nível de tecnologia dos sistemas e equipamentos, o visitante vai ter uma feira com demonstrações e muitas experiências de interatividade. Muitas empresas vão trazer AMRs, robôs, integração de sistemas – a automação proporciona isso em espaços de exibição. Teremos diferentes tipos de soluções utilizadas em operações de movimentação, armazenagem e distribuição de produtos e anúncios de parcerias entre empresas, além de cases aplicados à indústria, serviços e ao e-commerce. Também vemos um crescente interesse por empresas de embalagens e rastreamento participando no evento, o que mostra uma tendência interessante para o desenvolvimento do setor.
Valéria Lima: O evento terá um painel dedicado a palestras e uma roda de debates de galpões logísticos: qual o objetivo?
Cassiano Facchinetti: O objetivo é mostrar a evolução do setor, bem como questões de mercado que impactam diretamente as operações logísticas. A eficiência e produtividade geradas pelas soluções de intralogística dependem da presença de instalações logísticas de alto padrão e localizadas em pontos estratégicos para garantir a distribuição rápida aos clientes. Com isso, as grandes empresas, principalmente do e-commerce, que ocupam em torno de 30% desses galpões logísticos, promoveram uma corrida no mercado, e segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), os galpões logísticos tiveram uma valorização de 20% em 2025. Convidamos a Colliers, a Fulwood, a Binswanger e a MBigucci, além de outros players do setor, para apresentações e uma roda de debates dia 24 de setembro, a partir das 14 horas, apresentando o crescimento de instalações de nível AAA em meio a um mercado extremamente aquecido, com demanda cada vez maior das empresas por espaço em grandes centros.
Valéria Lima: Quais serão as outras atrações e experiências que a feira INTRALOG vai trazer em 2025 para os visitantes?
Cassiano Facchinetti: Mais uma vez, o conhecimento terá um grande destaque: o Hub de Inovação, onde os expositores apresentarão conteúdo exclusivo aos visitantes com palestras gratuitas, e a Arena Tech, para demonstração de equipamentos ao vivo, que este ano será instalada na área externa do pavilhão, dando maior liberdade para a interatividade. O Fórum INTRALOG cresceu em empresas e cases: pelo menos 400 profissionais de logística estarão reunidos para conferir melhores práticas e tendências em Inteligência Artificial aplicada à logística, tema puxado pelo Keynote speaker Gil Giardelli, autor de livros, professore estudioso de inovação e economia digital, além de cases de excelência operacional e automação e robótica. Também teremos a presença da Embraer, da M. Dias Branco, das farmacêuticas Fagron e Eurofarma, Semantix e Leroy Merlin, entre outras que contaram com a curadoria do Eduardo Banzato do Grupo IMAM e um influenciador reconhecido do setor de logística.

Valéria Lima: Comparando feiras globais de logística, intralogística e automação ocorridas em 2025: o que você vê como tendências em feiras de outros países que têm alinhamento com o que a INTRA-LOG Expo vai apresentar?
Cassiano Facchinetti: As soluções de automação para intralogística. Elas reinaram em diversas feiras pelo mundo em 2025 e aqui não vai ser diferente: a robótica, com exemplares de robôs humanoides, AMRs, AGVs, braços articulados para a indústria e linhas de produção, robôs para e-commerce, minibots, tudo isso está mostrando como a tecnologia se integra e potencializa outras soluções de movimentação, armazenagem e separação de pedidos para aumentar produtividade e promover a eficiência e segurança. Essa tendência será um marco do nosso evento em 2025.
Valéria Lima: Como você vê o interesse maior das empresas globais em expor na INTRA-LOG?
Cassiano Facchinetti: É um movimento natural, pois não há uma feira com o porte e foco em automação e intralogística como a INTRA-LOG Expo. A maior parte dos expositores relatou confiança na feira pela qualidade dos visitantes, relacionamento e pela geração de negócios, e isso é parte do sucesso que nos levou à edição de 2025. Expositores de outros países – este ano teremos representantes da China, EUA, Alemanha, Itália, Espanha – têm no Brasil a porta de entrada com mais de 200 milhões de consumidores para crescer sua atuação na América do Sul, e para nós é muito importante fazer parte dessa estratégia. Outro ponto a destacar e que beneficia o Brasil são as barreiras tarifárias que estão crescendo nos EUA, abrindo novas oportunidades para o mercado local.
Qual o número de visitantes esperado para essa edição?
Cassiano Facchinetti: Aguardamos mais de 5.000 visitantes de diversos países.
Valéria Lima: Qual a importância de eventos como a INTRA-LOG para fortalecer a imagem do setor de intralogística e automação no Brasil?
Cassiano Facchinetti: É um reforço institucional e comercial importante para as marcas expositoras investirem em eventos onde terão acesso a visitantes qualificados, oportunidades de apresentar suas soluções e promover conteúdo relevante, além de estarem presentes no único evento focado do setor, fortalecendo ainda mais o segmento da intralogística. As feiras evoluíram muito, pois os profissionais ganharam o mundo e visitam eventos de todos os portes, e ficaram seletivos. Nossa proposta de evento é promover a melhor experiência para todos que confiam seus investimentos a nós com um só objetivo: gerar negócios. É uma grande vitrine, mas uma vitrine de qualidade, pois é uma extensão da empresa expositora, e nossa missão é que todos saiam do pavilhão com a certeza de terem feito bons investimentos e marcado uma ótima presença.
Saiba mais:
Fórum INTRA-LOG 2025 traz inteligência artificial e robótica para a intralogística
INTRA-LOG Expo South America destacará cadeia de embalagens e rastreamento









