O Profissional de Logística: Como construir um networking de forma eficaz?

O profissional de logística pode construir um networking sólido e estratégico adotando uma série de práticas voltadas à visibilidade, relacionamento e troca de conhecimentos. Aqui podemos recomendar algumas formas que poderão se tornar eficazes:

Participação em eventos da área em que atua

– Feiras, congressos e workshops, ou Seminários e Comitês Técnicos desenvolvidos pelas Associações e Entidades de classe do Mercado Logístico, são ótimos pontos de encontro com outros profissionais e empresas.

– Aproveitar para trocar contatos, conhecer novos profissionais da área, participar de debates e seguir os palestrantes nas redes sociais.

profissional de logística networking

Uso estratégico do Linkedin

– Mantenha um perfil atualizado, com foco em resultados e experiências específicas da sua atuação nas empresas em que tenha atuado nas áreas de logística (KPIs, redução de custos, gestão de resultados, experiencias em controle e gestão de operações, segmentos que tem atuado – etc.).

– Participação de grupos relacionados à cadeia de suprimentos, logística reversa, transporte, inovações tecnológicas e outros.

– Publique ou compartilhe conteúdos relevantes, como cases de sucesso, tendências de mercado ou desafios enfrentados.

Associações e Entidades de Classe

– A participação junto às associações e entidades de classe torna-se importante para o profissional, no sentido de ter maior visibilidade junto ao mercado/segmento em que está engajado.

– Filie-se a organizações como ABRALOG, GCCA, ABOL, SETCESP, Sindilogística, entre outras.

– Essas entidades promovem encontros, fóruns e comitês técnicos para discussão e debates, em que você poderá conhecer profissionais influentes da área.

Curso de Extensão Curricular e Certificações

– Através de cursos de MBAs, pós-graduações ou certificações (como APICS, Lean Logistics, Green Belt), você estará lado a lado com outros profissionais interessados em crescimento, o que favorece o networking, assim como uma troca de experiencia importante para os profissionais engajados.

– Grupos de estudo e projetos também são ótimas oportunidades para aproximar os participantes.

Networking Interno (na empresa)

– Converse com colegas de outras áreas, como comercial, compras, produção, recursos humanos e T&I — muitos projetos de logística envolvem colaboração e compartilhamento de conhecimentos da sua área.

– Isso pode abrir portas para indicações, promoções e até convites para eventos externos.

Voluntariado e Mentorias

– Ofereça-se para mentorear profissionais iniciantes ou ser voluntário em organizações que trabalhem com logística (como ONGs que atuam com coletas e distribuição de doações).

– Isso amplia sua visibilidade como líder e conector.

Para concluir a participação do profissional em um networking de forma elegante e eficaz, você pode seguir alguns passos que reforcem os vínculos criados com outros profissionais do mercado, de forma a deixar as portas abertas para futuras interações e demonstrar profissionalismo.

Isso pode ser feito da seguinte maneira:

– Agradecer e valorizar o aprendizado junto aos contatos feitos e experiencias que poderá

 compartilhar;

– Reconhecer as experiências de formas enriquecedora para sua carreira profissional;

– Reforçar sempre a sua disponibilidade de estar mantendo contatos e participando dos grupos de interações profissionais;

– Ser sempre cordial e profissional em todos os seus contatos, de maneira a ser considerado sempre pela sua participação nos Grupos a que teve oportunidade de estar presente.

Compartilhe:
Ozoni Argenton

Ozoni Argenton

CEO na OAJ Consult – Consultoria & Assessoria Empresarial. Executivo com sólida experiencia e atuação no segmento de Logística Empresarial e Logística Integrada, com Especialização em Logística Frigorificada – Cadeia do Frio. Como Executivo C-Level, atuou em empresas como: SPA – Santos Port Authority(CODESP), McLane do Brasil AS, Protege AS – Transportes & Segurança de Valores, Comfrio Soluções Logísticas AS, Martin Brower do Brasil SA, Philip Morris do Brasil AS, Danone Group AS. Membro do Conselho Executivo da ABRALOG – Associação Brasileira de Logística.

e-mail:oaj.consult@hotmail.com | Linkedin: linkedin.com/in/ozoni-argenton-junior-29ab8420

615x430 Savoy julho 2025
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Myriota lança HyperPulse™, primeira rede comercial 5G satelital para IoT, disponível no Brasil em dezembro
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta
Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Vports terá operações ferroviárias em 2026 com mais de R$ 100 milhões em investimentos
Vports terá operações ferroviárias em 2026 com mais de R$ 100 milhões em investimentos
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg