CHEP reforça a importância de ações sustentáveis no dia a dia para contribuir positivamente com o planeta

06/06/2024

A adoção de práticas sustentáveis está se tornando cada vez mais comum nas empresas do mundo todo e já começa a influenciar na decisão dos consumidores na hora de escolher por um produto ou serviço. De acordo com uma pesquisa da Kantar, 63% dos brasileiros optam por empresas que sejam atuantes em ESG. Uma outra pesquisa, da Opinion Box, ainda mostra que 62% dos brasileiros preferem pagar mais caro em um produto caso agrida menos o meio ambiente.

O termo ESG – Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês – surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial com a proposta de integrar fatores ambientais, sociais e de governança. Apesar de existir há quase 20 anos, a adoção de práticas de ESG é recente, mas já se tornaram parte estratégica para empresas de diferentes setores, sendo base na tomada de decisões financeiras e de investimentos.

A sustentabilidade é um dos pilares do ESG e busca criar e manter condições que permitam suprir as necessidades do presente sem afetar as próximas gerações. A CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento, explica em vídeo didático a importância de adoção de práticas sustentáveis para equilibrar o avanço da sociedade e a necessidade de proteção dos recursos naturais, fazendo com que o ser humano coexista em harmonia com a natureza.

A preocupação com o futuro do planeta é real

As mudanças climáticas estão transformando o planeta e tragédias como a catástrofe no Rio Grande do Sul trazem à tona a urgência de discutir e aplicar a sustentabilidade no dia a dia de toda a sociedade. A implementação da economia circular é uma das estratégias que contribuem com a sustentabilidade.

A contaminação do ar, água e solo são os grandes problemas ambientais atualmente. A emissão de gases tóxicos para a atmosfera e a falta de tratamento da água são alguns dos responsáveis. Isso afeta diversos países da América Latina, como Brasil e México. De acordo com o estudo global Ecolab Watermark, 92% dos entrevistados da região dizem que a principal preocupação é quanto ao acesso à água potável. No Brasil, a preocupação é de 88% dos consumidores, enquanto no México chega a 94%.

Após enfrentar uma crise hídrica em 2021, o Brasil teve índices positivos de armazenamento de água no ano passado. Segundo matéria do Jornal Nacional, O Sistema Cantareira, maior reservatório de água do País, registrou o maior nível nos últimos seis anos, passando de 41% em 2022 para 48,5%. Porém, o tema voltou a preocupar a população, já que agora o País enfrenta o problema oposto, no Rio Grande do Sul o excesso de chuvas, gerou alagamentos em todo o Estado, afetando milhões de pessoas, que ficaram inclusive sem acesso a água potável.

Outro dado assolador e que contribui com as enchentes é o desmatamento. Em 2021, de acordo com a plataforma Global Forest Watch, o Brasil liderou o ranking mundial de desmatamento florestal, perdendo 1,5 milhão de hectares. O País ainda possui um terço das florestas tropicais remanescentes do mundo, mas mantém a taxa de perda anual acima de 1 milhão de hectares desde 2016.

É necessário adotar medidas que promovam a sustentabilidade e contribuam positivamente com o ambiente como um todo. O estudo global Ecolab Watermark avaliou que para os brasileiros, as três principais ações que podem ser adotadas são reciclagem (45%), uso de energias renováveis (35%) e redução na emissão de gases de efeito estufa (34%). Já para os mexicanos, a redução do consumo de água vem em primeiro lugar (43%), seguida por reciclagem (42%) e uso de energias renováveis (39%).

A reciclagem é uma medida adotada em comum entre brasileiros e mexicanos, porém ainda está longe de ser uma prática comum da população. De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, o País produz 79 milhões de toneladas de lixo anualmente, sendo que cada pessoa descarta, em média, cerca de 380 quilos. Deste montante, 40% do lixo vai parar em lixões, a maioria sem controles ambientais e sanitários. Deste montante, a média de reciclagem é de assustadores 4%.

“Vivemos uma realidade alarmante e precisamos mobilizar a sociedade, promovendo ações que possam reverter esses números preocupantes. A economia circular é uma solução, pois sua adoção busca fazer o melhor uso dos recursos, sem gerar resíduos, passando por todo o ciclo do produto e fazendo com que ele retorne ao sistema, com os materiais sendo continuamente reutilizados e assim criando um ciclo que sempre se repete”, conclui Samantha Rodriguez, Gerente Sênior de Sustentabilidade da CHEP para a América Latina.

Para saber mais sobre a pesquisa e o site Planeta Circular, visite www.chep.com/br/pt-br/sustainability/circular-planet/circular-planet.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Escala 6x1 no transporte rodoviário de cargas pode elevar custos operacionais e pressionar preços ao consumidor, alerta SETCESP
Escala 6×1 no transporte rodoviário de cargas pode elevar custos operacionais e pressionar preços ao consumidor, alerta SETCESP
Concessionária Via Raposo inicia operação e mobiliza força-tarefa de conservação entre Itapetininga e Ourinhos, em São Paulo
Concessionária Via Raposo inicia operação e mobiliza força-tarefa de conservação entre Itapetininga e Ourinhos, em São Paulo
Fundo da Marinha Mercante aprova R$ 5,1 bilhões para projetos portuários em diferentes regiões do país
Fundo da Marinha Mercante aprova R$ 5,1 bilhões para projetos portuários em diferentes regiões do país
Porto de Santos cresce em volume de cargas e pressiona logística no sistema Anchieta-Imigrantes
Porto de Santos cresce em volume de cargas e pressiona logística no sistema Anchieta-Imigrantes
Preço do diesel recua na 1ª quinzena de fevereiro, aponta Edenred Ticket Log
Preço do diesel recua na 1ª quinzena de fevereiro, aponta Edenred Ticket Log
Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger
Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger

As mais lidas

01

Carvalima adquire primeira van elétrica nacional para operações urbanas
Carvalima adquire primeira van elétrica nacional para operações urbanas

02

Santos Brasil inicia operação de granéis líquidos com novas linhas de píer no Porto do Itaqui, MA
Santos Brasil inicia operação de granéis líquidos com novas linhas de píer no Porto do Itaqui, MA

03

Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger
Aumento de conteúdo local da BYD deve pressionar vacância de galpões logísticos na Bahia, aponta Binswanger