No mês da Mulher, a MRS Logística comemora avanços relevantes no que diz respeito à inserção das mulheres no mercado de trabalho, em especial, no setor ferroviário. Além dos cargos administrativos, elas ocupam vários cargos operacionais, desde maquinistas, manobradoras, mantenedoras e até uma operadora de um grande equipamento de manutenção da linha férrea, entre outros. De 2020 a 2024, houve aumento de 53% de colaboradoras na empresa, atingindo a marca de mais de mil mulheres na companhia. Neste mesmo período, a MRS aumentou em 56% a presença feminina em posições de liderança. Hoje, 24% dos líderes da empresa são mulheres.
Como parte das celebrações de março, a MRS está relançando o programa ‘Elas Na Ferrovia’. Idealizado e dirigido por mulheres, o programa reúne ações voltadas a atrair e desenvolver as colaboradoras. A iniciativa engloba atividades já existentes como o auxílio materno e infantil para trabalhadoras que possuem filhos de até 7 anos e plano de saúde sem coparticipação para exames de prevenção, além do programa ‘Bebê a bordo’, que visa a preparação do time MRS para a chegada dos(as) seus(uas) filhos(as).
Dentre as novas iniciativas estão previstas: o Programa de Mentoria para Mulheres, que potencializa o desenvolvimento das profissionais, o grupo de afinidades ‘Elas Na Ferrovia’ para possibilitar um aumento no nível de conexão e troca entre as mulheres, entre outras ações que serão anunciadas em uma live com a participação da alta gestão da companhia.
De acordo com Ane Menezes, Diretora de Pessoas da MRS, este projeto faz parte dos avanços que a empresa vem alcançando quando o assunto é diversidade. “Na nossa ferrovia, cuidamos da jornada da mulher do início até o fim, considerando os diferentes estágios e fases das suas vidas. Atuamos para que a companhia e, consequentemente, o setor ferroviário, sejam ambientes cada vez mais plurais, igualitários e inclusivos. E esse resultado expressivo de mais de 50% de aumento em nosso quadro de colaboradoras nos últimos quatro anos, 24% ocupando posições de gestão, além de várias mulheres em cargos operacionais, é motivo de comemoração e nos engaja a buscar, cada vez mais, melhores resultados e evolução contínua”, ressalta.
Inspiração
Beatriz Rinovato, 26 anos, é Técnica Mantenedora de Via, responsável pelas manutenções que garantem o pleno funcionamento da malha ferroviária. Ela é uma das primeiras mulheres na MRS a operar um grande equipamento de manutenção de via, função totalmente operacional, cargo que exige muito comprometimento e responsabilidade. E isso, ela tem de sobra.
Começou na MRS em maio de 2023 e, neste período, superou muitos desafios e que, com certeza, têm contribuído para sua evolução profissional e aprendizado para atuar em uma vaga historicamente ocupadas por homens.
“Assim como eu me inspirei nas maquinistas, mantenedoras, entre outras mulheres da MRS, assim que entrei na empresa, tive a intenção de inspirar outras mulheres a lutarem pelos seus espaços, fazendo a diferença neste nosso mercado e mostrando que a determinação da mulher é a única característica necessária para que ela alcance seus objetivos. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, comenta.
Interessadas em fazer parte do time MRS, podem se cadastrar no Banco de Currículos da empresa neste link e acompanhar a empresa nas redes sociais, para novidades de ações e vagas afirmativas.