A FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, reduziu o volume de fraudes efetivas contra caminhoneiros que usam a plataforma em 67%, entre 2020 e 2021. A questão das fraudes é uma grande preocupação de quem trabalha nas estradas e com o programa Frete Seguro, a empresa conseguiu auxiliar nessa problemática, já que dos 8 milhões de fretes publicados na plataforma, apenas 90 foram fraudes efetivas, o que representa 0,0011% do total.
O programa Frete Seguro foi lançado em março de 2021 e contou com um investimento de R$ 30 milhões no ano. Ele engloba diferentes iniciativas para combater as fraudes no setor, ajudando a levar mais segurança para os usuários da plataforma. Dentro das ações do programa, a FreteBras triplicou o time de ouvidoria, canal oficial para que os caminhoneiros possam fazer denúncias e solicitar ajuda; criou um novo time de prevenção à fraude, com especialistas com mais de 10 anos de experiência na área; lançou uma série de funcionalidades de segurança e desenvolveu novas campanhas educativas para ajudar os motoristas a rodar de maneira mais segura.
Carro-chefe do programa, o “Motor de Risco do Frete”, um robô que avalia e valida milhares de fretes diariamente para identificar o seu risco, permitiu à FreteBras barrar grande parte das ações de fraudadores. Como resultado, as fraudes efetivas tiveram uma redução de 67%, passando de 273 casos, em 2020, para 90 em 2021.
“É importante ressaltar que pouco mais de um terço dos casos de fraude efetiva (32,7%) não aconteceram de fato via FreteBras, mesmo que tenham sido apontadas num primeiro momento como ocorridas na nossa plataforma. Investimos muito em segurança e isso é percebido pelos caminhoneiros. Dos que sofreram algum tipo de fraude no decorrer do ano, 74% voltaram a buscar fretes através da FreteBras”, afirma Michael Bogajo, Head de Prevenção à Fraude da FreteBras.
Avaliação de mão dupla aumenta a transparência no setor
Outra ferramenta de grande destaque implementada pela FreteBras no ano passado foi a avaliação de mão dupla, que permitiu que caminhoneiros e empresas se avaliassem após a conclusão de um frete. Além disso, os programas educativos lançados ao longo de todo o ano ajudaram a mostrar aos motoristas as atitudes mais seguras a se tomar na hora de negociar um frete.
“Desenvolvemos esses programas após realizar uma pesquisa, também em 2021, com 1.700 motoristas. O levantamento nos mostrou que 40% deles não adotam nenhuma medida de segurança na hora de fechar um frete. Isso reforçou a importância de usarmos a tecnologia como aliada para aumentar a segurança. Dessa forma, conseguimos de fato ajudar os caminhoneiros parceiros a rodarem de forma mais segura”, destaca Bogajo.
Regiões com menos fraudes
Ao analisar a redução de fraudes por região, a FreteBras identificou que, na comparação entre o primeiro e segundo semestre do ano passado (período de implantação do Motor de Risco de Frete), a maior redução nas fraudes efetivas ocorreu no Pará (-90%). Santa Catarina ficou em segundo lugar (-67%). Na terceira posição ficou São Paulo (-31%), estado que representa cerca de um quarto de todos os fretes cadastrados na plataforma da Fretebras.