CDRJ destaca investimentos durante o ENAEX

19/10/2021

Participantes do Painel

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, esteve presente no 40º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que aconteceu online nos dias 14 e 15 de outubro. A Autoridade Portuária foi uma das principais patrocinadoras do evento e, na oportunidade, divulgou as ações em andamento para a melhoria da infraestrutura portuária, além de projetos para os portos administrados pela Companhia.

No último dia do encontro (15), o diretor de Negócios e Sustentabilidade da CDRJ, Jean Paulo Castro e Silva participou do Painel 6: Logística no Comércio Exterior Brasileiro. Durante o painel, Jean Paulo destacou que a CDRJ está se preparando para receber navios maiores e que temos uma grande vantagem por possuir um calado natural profundo. Jean ressaltou ainda o crescimento dos portos administrados pela Companhia que, em 2020, movimentaram mais de 50 milhões de toneladas e a ascensão significativa neste ano de 2021 que, nos primeiros 9 meses do ano, cresceu mais 30%.

Em sua apresentação, o diretor Jean Paulo enfatizou que “com a recuperação da capacidade de investimento, a CDRJ já está investindo em licitação para obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro para receber navios de 366m” e que no Porto de Itaguaí já existe uma previsão para a dragagem do canal derivativo visando acabar com a espera para a entrada e saída de navios e reduzir o custo portuário. Em relação ao investimento tecnológico, Jean abordou o ganho de eficiência com a implementação da sinalização náutica; o avanço na implantação do VTMIS no Porto do Rio de Janeiro. No acesso terrestre, Castro destacou ainda o agendamento automatizado que dinamiza a entrada no porto e as melhorias nas vias férreas e rodoviárias.

O Painel, que teve como moderador o coordenador da Câmara de Logística Integrada da AEB – CLI, Jovelino Pires, contou com a presença de representantes do Ministério da Infraestrutura (MInfra), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), dos Correios e dos Portos Portugueses de Sines e Algarve.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
UpFlux aponta compras corporativas como grande oportunidade para gerar retorno financeiro com IA
Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro
FedEx abre vagas para Operador de Serviço Logístico em Serra (ES), Cajamar (SP) e Extrema (MG)
Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029
Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos
Gestão de Fretes: Ciência e Resiliência — O novo e-book de Adriana Bueno

As mais lidas

01

Avanço dos carros elétricos amplia pressão por minerais essenciais à produção de alimentos

02

Brasil deve ultrapassar R$ 108 bilhões em investimentos em hidrogênio verde até 2029

03

Manaus sediará encontro nacional sobre descarbonização portuária em novembro