Thiago Budni – Gerente Operacional da Rodoeng Transportes. Diretor da Especialidade de Meio Ambiente e Transporte de Produtos Perigosos do SETCESP desde 2013. Também foi coordenador da COMVERDE – Comissão de Estudos em Meio Ambiente e Transportes da entidade em 2011 e 2012.
Uma das principais bandeiras da atual gestão do SETCESP é a Sustentabilidade. Prova disso é a continuidade e recente valorização do Prêmio de Sustentabilidade, entregue aos associados que de alguma maneira promovem pelo menos um dos três princípios que fundamentam a premiação.
O prêmio foi instituído pela entidade em 2015 e chega este ano a sua 4ª edição, mais maduro e acessível aos associados. Seu regulamento é baseado no triple bottom line, ou o tripé da sustentabilidade (Ambiental, Social e Econômico), proposto pelo consultor e sociólogo britânico John Elkington em seu livro Canibais com Garfo e Faca (1997). John é um dos precursores da responsabilidade social e ambiental nas grandes empresas.
Em 2018, o Regulamento do Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP prevê a inscrição de cases em três categorias. São elas:
Responsabilidade Ambiental
Os cases inscritos nessa categoria devem levar em conta as ações da empresa ajustadas à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras.
Responsabilidade Social
Esta categoria envolve medidas que proporcionam cultura, educação e melhores condições de vida e saúde aos colaboradores da empresa e à comunidade onde está inserida.
Gestão Econômica Sustentável
Para as empresas que dirigem sua organização através de processos que incentivam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. Nessa categoria os cases devem comprovar financeiramente seus resultados, seja com economia de recursos ou em geração de valor e novos negócios.
Além dessas categorias, abertas para inscrição de cases, será premiada com Menção Honrosa uma personalidade que tenha se destacado em prol da sustentabilidade no transporte rodoviário de cargas, trazendo benefícios ao setor, ao SETCESP e a seus associados.
Mais que apenas premiar, temos o objetivo de difundir e incentivar as boas práticas sociais, ambientais e de gestão. Nós acreditamos que as empresas devem perceber a questão ambiental como uma chance de fazer diferente, criar um ambiente de trabalho mais saudável, rever seus processos e promover inovações. Essas mudanças podem, inclusive, propiciar vantagens importantes sobre a concorrência.
Reinventar os negócios para um futuro distante pode significar encontrar valores compartilhados apoiados por todos os envolvidos, de acionistas a funcionários, de consumidores a comunidades em que uma empresa opera. Alguns chamam isso de capitalismo consciente.
Por isso não temos dúvidas de que aqueles que inovarem, que tiverem boas ideias e estiverem preparados para abrir caminho através dessa complexidade serão recompensados.
Nas três primeiras edições 51 empresas de transporte inscreveram 68 cases nas três categorias. As empresas vencedoras em 2015, 2016 e 2017, para citar alguns exemplos, apresentaram cases sobre a utilização de sistemas de captação de água de chuva para reuso, sobre a preparação profissional de jovens para trabalhar no transporte, também sobre o acompanhamento/redução das emissões de carbono e sobre a inclusão social de surdos no ambiente de trabalho.
Assim, eu e o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, convidamos todos os transportadores associados à entidade a inscreverem seus cases e participarem dessa premiação que promove boas práticas e servem de exemplo a todas as transportadoras do nosso setor.
Se sua empresa ainda não é associada ao SETCESP, associe-se e participe também!
Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site www.setcesp.org.br. Não perca esta oportunidade de mostrar suas práticas sustentáveis, pois elas garantem o futuro do planeta!
Conheça melhor os serviços do SETCESP em www.setcesp.org.br.