Especializada em prover, por meio da locação ou venda, equipamentos e sistemas de movimentação de materiais, a Retrak Empilhadeiras (Fone: 11 2431.6464) completa 25 anos de mercado e está comemorando a data com importantes conquistas – “a maior delas está na percepção do cliente: a de que a marca Retrak proporciona alto nível de satisfação em locação e manutenção”, comemora Sérgio Guimarães, diretor técnico da empresa.
Ele continua, afirmando que, em anos mais recentes, a Retrak concentrou-se em inovação e passou a investir na pesquisa de soluções que lhe trouxessem diferenciais frente ao mercado. “Motivados pela importância do investimento em baterias no custo total da locação, procuramos no mercado internacional tecnologias aplicáveis a estes componentes. Com uma equipe de técnicos própria, e em parceria com terceiros, desenvolvemos soluções que o mercado não conhecia ou não percebia como vantajosas”, diz o diretor técnico.
Alguns aspectos relacionados a baterias e carregadores que não acompanharam o desenvolvimento tecnológico mundial receberam especial atenção da equipe da Retrak. Em uma de suas primeiras ações, a empresa propôs a fabricantes de carregadores melhorias no processo de carga, obtendo benefícios exclusivos, como a eliminação da mão de obra para abastecimento de água, redução em até 50% dos gastos com energia elétrica e desconexão da bateria sem risco de explosões.
Outra novidade que a Retrak aplicou às baterias foi a instalação de sistemas químicos de proteção que reduzem a corrosão de caixas metálicas e evitam o vazamento de ácido para o meio ambiente. As baterias ganharam dispositivos eletrônicos fixos que registram dados e interagem com os carregadores, melhorando o processo de carga e aumentando sua vida útil.
Dentro da Retrak também houve mudanças no sentido de preservar os acessórios: a empresa adotou processos modernos de dessulfatação e de sustentação de carga para baterias estocadas, evitando sua deterioração e garantindo maior disponibilidade.
“Solicitamos várias patentes de sistemas e processos relacionados a baterias e carregadores, como o sistema de proteção que reduz a corrosão das caixas, e vamos continuar oferecendo ao mercado soluções inovadoras. Outros desenvolvimentos que promovem redução nos custos chegaram ao cliente na forma de redução dos valores de locação. O foco em inovação chegou para ficar na Retrak”, afirma Guimarães.
Crescimento sustentável
Também ao longo de seus 25 anos de trajetória, a Retrak conseguiu se manter no caminho de solidez financeira: houve crescimento sustentável, aquisição de sedes próprias até chegar à atual, de 23.000 m² localizada em Guarulhos, SP, e foram feitos investimentos na frota, em pesquisa e inovação, além da valorização profissional e forte pós-venda.
Somente em 2017, o parque de máquinas, que tem mais de 2.000 equipamentos, recebeu importantes aportes com equipamentos da Kion Group, detentora das marcas Linde e STILL. A frota da Retrak tem idade média de quatro anos.
Nilson Rios, responsável pela área comercial da Retrak, destaca que a empresa sempre investiu com responsabilidade, evitando endividamento. Ele destaca a importância da área comercial na pré-venda e ressalta a harmonia com todas as áreas da empresa.
“O trabalho em equipe é muito importante. As vendas e locações, bem como o pós-vendas, são acompanhados até a entrega do equipamento e seu pleno funcionamento. Assim, garantimos a satisfação do cliente”, comenta Rios, completando que a equipe de vendas realiza treinamentos oferecidos pelo fabricante das marcas que a Retrak comercializa.
Alinhado com o Comercial está o Pós-vendas, um departamento que cresceu acompanhando as inovações e hoje pode proporcionar a redução de custos com melhores técnicas de manutenção. “Atender ou, mesmo, superar as expectativas do cliente, também é uma marca deste departamento: um exemplo disso está na introdução de recursos que garantem a segurança operacional”, conta Ricardo Araújo, gerente de Pós-vendas da empresa.
Ele também destaca que a Retrak oferece opcionalmente um kit de iluminação de segurança nos equipamentos composto por luz de teto, red zone e laser dos garfos. “Para a troca das baterias, desenvolvemos o Trocador Automático de Baterias, um equipamento que permite a troca de baterias de até 1.200 kg em tempo reduzido, de forma segura e sem esforço do operador, pois o processo foi automatizado.”
Outro destaque que contribui para melhorar o Pós-vendas, aponta Araújo, é o avanço tecnológico dos equipamentos. Essa evolução vai desde o maior tempo de horas para intervalos de manutenção preventiva até a sofisticação dos softwares de acompanhamento de itens do equipamento, possibilitando que na abertura de ocorrências técnicas o código de uma falha seja identificado remotamente, antecipando necessidades ao técnico que vai atender ao chamado.
“Em 25 anos, posso dizer que um pós-vendas forte se traduz em eficácia. Os diagnósticos atuais são mais rápidos e precisos, e com isso a disponibilidade dos equipamentos aumentou substancialmente. A evolução da Engenharia aplicada às máquinas também cresceu vertiginosamente – com isso, conseguimos liberar uma máquina no primeiro atendimento técnico em mais de 98% dos casos”, salienta o gerente de Pós-vendas.
História ligada às empilhadeiras
A história da Retrak não poderia ser contada sem um retrospecto dos passos de seus empreendedores. Em seu primeiro ano, a empresa dedicava-se exclusivamente à venda de empilhadeiras, começando no negócio de locação já no ano seguinte, impulsionada pela crescente demanda do mercado – a cada período, a empresa promoveu ações para alcançar a eficiência.
O diretor executivo da Retrak, Fábio Pedrão, relembra que vencidos os esforços para demonstrar ao mercado a importância de um bom projeto de movimentação de materiais e as vantagens da terceirização de frotas, o posicionamento estratégico caminhou para a redução de custos.
“Nosso desafio sempre foi oferecer a melhor e mais econômica solução em movimentação de materiais, apresentando projetos viáveis, inteligentes e, agora, inovadores, que resultem em uma logística eficiente para nossos clientes”, afirma Pedrão.
A Retrak comemora seus 25 anos também colecionando conquistas em valorização de profissionais e respeito ao meio ambiente. Em sua sede, além de recursos para treinamento, segurança e estímulos à saúde e bem-estar de pessoal, estão implantados projetos para tratamento de efluentes e água utilizada na lavagem de equipamentos, descarte correto de resíduos e área segregada para limpeza e manutenção de baterias, com caixa para retenção de líquidos.
“Com o tempo, vão se somando novos processos, rearranjando-se outros, e as empresas vão sendo estimuladas ao novo. E nós somos parte direta disso, pois atuamos como agente transformador em um momento tecnológico único vivido pela movimentação de materiais, uma das etapas centrais da intralogística e cada vez mais aberta a soluções e a modernas práticas mundiais”, finaliza o diretor executivo da Retrak.