​Dnit regulamenta transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais

18/01/2016

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) publicou da resolução nº 1 de 2016, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15) que estabelece as normas e especificações técnicas para o transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais. Essas cargas São cargas unitárias cujo peso ou dimensão exigem veículos especiais para o deslocamento. As regras se aplicam também às BRs concedidas ou delegadas.

O texto estabelece, por exemplo, que o serviço deve ser realizado em veículos adequados, que apresentem estruturas, estado de conservação e potência motora compatíveis com a força de tração a ser desenvolvida

Caberá ao transportador a responsabilidade pela sinalização e a remoção da carga em caso de acidente ou problema mecânico, retomando o fluxo normal de tráfego em, no máximo, 24 horas. Por isso, é necessário ter plano de contingência.

Motoristas que desrespeitarem as regras e, por exemplo, transportarem carga com peso ou dimensões superiores aos especificados na AET (Autorização Especial de Trânsito), transitarem sem esse documento, danificarem o patrimônio público ou  não apresentarem laudos e estudos exigidos pela resolução estão sujeitos a advertência e multas.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Toyota inaugura novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba, SP
Scania convida visitantes a calcularem seus impactos ambientais na Fenatran 2024
Impedimentos para a Excelência de Processos na Cadeia de Abastecimento. Tema de artigo de colunista do Portal Logweb
BBM Logística anuncia plano de reorganização financeira para retomar crescimento sustentável
Baterias Moura destaca inovação e confiabilidade de sua linha de baterias tracionárias na 35ª Movimat
Vipal Borrachas avança rumo à oferta de solução completa no ciclo de vida dos pneus

As mais lidas

Nada encontrado