Investimentos – Logweb Ed. 161

27/07/2015

Sasazaki investe em logística integrada

A Sasazaki (Fone: 14 3402.9922) – tradicional fabricante de portas e janelas de aço e alumínio – vem investindo na maior eficiência da área de logística. Diversas iniciativas vêm sendo adotadas com o objetivo de tornar mais rápidas e seguras as atividades de distribuição e entrega. Recentemente, duas novas ferramentas foram implementadas. Um software roteirizador, que é capaz de agrupar os pedidos recebidos pela empresa e definir as melhores composições de cargas, de forma a reduzir custos e tempo de entrega para o cliente. O programa possibilita a definição de rotas e a sequência de entregas, além de encontrar o trajeto com a menor distância, o que, consequentemente, leva à redução de custo e menor tempo de entrega, entre outros benefícios. Em complemento, a Sasazaki investiu em um sistema de rastreamento integrado a smartphones, que apresenta em tempo real a localização do veículo e as informações de entrega, permitindo o acompanhamento dos pedidos e proporcionando maior segurança ao motorista e ao cliente. O programa foi instalado, gradativamente, nos veículos próprios da empresa e terceirizados e, atualmente, toda a frota é monitorada. A ferramenta integra-se ao software roteirizador e permite verificar desvios, a localização dos pontos de entrega e o tempo de descarga. Ambas as ferramentas atuam integradas. Todos os pedidos recebidos são processados pelo software roteirizador e critérios como menor distância ou tempo de entrega ajudam a definir o trajeto para o dia seguinte. Na etapa seguinte, as rotas são enviadas eletronicamente para o software rastreador e, por meio do smartphone, o motorista tem acesso à programação e à sequência de atendimento. Após efetuar cada entrega, basta indicar a finalização da ação na mesma ferramenta. A facilidade de contato direto entre motorista e a central de monitoramento na sede da Sasazaki, em Marília, SP, permite ainda, se necessário, a alteração de rotas em caso de imprevistos. Além disso, o cliente pode se planejar melhor, pois tem a possibilidade de saber em que ponto está o pedido solicitado, o que contribui para maior controle de estoques. Os investimentos realizados para tornar a logística integrada com auxílio das ferramentas incluíram a aquisição dos softwares – o sistema roteirizador é fornecido por uma empresa norte-americana, que comercializa a solução em vários países, incluindo o Brasil –, de smartphones para todos os motoristas, da licença de  utilização e treinamento de toda a equipe de planejamento de distribuição da Sasazaki.

Somov fechou parceria com o Banco Cat Financial

Para oferecer a seus clientes uma opção de financiamento diferenciada para a aquisição de novas empilhadeiras Hyster e Yale, a Somov (Fone: 11 4772.0800) firmou parceria com o Banco Cat Financial, do Grupo Caterpillar. A iniciativa possibilita o financiamento de máquinas novas com taxas e prazos competitivos e vai contribuir para alavancar as vendas. Essa aproximação com o banco também promete acelerar outras formas de financiamento, como pelo BNDES Finame. Nessa parceria, uma das alternativas oferecidas é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que pode ser feito em financiamento de 12, 24 ou 36 meses, com taxas entre 0,79% e 1,19% ao mês.

Sigma faz investimento no Paraná

A Sigma Logistic Solution (Fone: 13 3296.1575) anunciou a abertura de uma filial em Ponta Grossa, PR –  atraída pelo crescente polo industrial da cidade.  A unidade fica em um condomínio industrial localizado no Distrito Industrial de Ponta Grossa, em uma área total de 50.000 m², sendo 7.000 m² de armazém. O início das operações está previsto para o final do mês de julho. A empresa está completando 15 anos e, em comemoração a esta data, adquiriu novos veículos e equipamentos.

Wilson Sons Rebocadores amplia frota e volume de operações

A Wilson Sons Rebocadores (Fone: 21 2102.9950) tem investido constantemente no aumento e na renovação da frota, em ferramentas que garantam maior eficiência e na capacitação de seus profissionais. A empresa aguarda para esse ano a entrega de quatro novas embarcações, que fazem parte de um grupo de 12, com investimento total de US$ 140,7 milhões. “Esses novos rebocadores vão ampliar ainda mais nossa capacidade de atendimento aos portos brasileiros. Dois deles têm tração estática (bollard pull) de 80 toneladas, uma capacidade bastante superior à média do mercado”, explica o diretor operacional da companhia, Sérgio Guedes. No ano passado, outras cinco embarcações entraram em operação. Os rebocadores WS Phoenix, WS Antares, WS Bellatrix, WS Pegasus e WS Perseus, todos construídos pela Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá, SP, incrementaram ainda mais a frota da companhia, que já conta com 76 barcos. Além das novas embarcações, a Wilson Sons Rebocadores está aumentando a sua presença. A empresa, que atende a 17 portos em toda a costa brasileira, iniciou no ano passado o atendimento ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e a terminais no Pará – Miramar e Sotave, no Porto de Belém, Vila do Conde, em Barcarena, e Trombetas, em Oriximiná. Guedes destaca que o trabalho no Pará é um marco para a companhia, pois pela primeira vez a Wilson Sons Rebocadores realiza operações fluviais. A empresa também usa uma ferramenta que garante maior segurança e eficiência para suas manobras. A Central de Operação de Rebocadores (COR) rastreia as embarcações da companhia, agindo com inteligência e planejamento, evitando possíveis desvios. Até o final deste ano, as operações no Pará e no Açu também passarão a ser monitoradas, encerrando o ciclo de ampliação e implementação dessa ferramenta. A capacitação também é um ponto importante para a companhia. A Wilson Sons Rebocadores possui no Guarujá o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo William Salomon (CAMWS), onde seus profissionais passam por cursos que abordam temas fundamentais para os tripulantes, como navegação, operação de equipamentos para auxílio à navegação, manutenção e avarias operacionais, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e gestão da qualidade.

Nova sede do terminal da TAM Cargo em Sorocaba, SP,  amplia capacidade de cargas 

A TAM Cargo (Fone: 0300 115.9999) acaba de inaugurar a nova sede do terminal de cargas da companhia em Sorocaba, SP. Agora localizada em uma das principais avenidas da cidade, a Santos Dumont, a nova estrutura, que dispõe de 300 m² de área total, dos quais 150 m² destinados à movimentação de carga, gerou uma ampliação de 200% em sua capacidade em comparação com a do antigo terminal. Com a mudança de sede, a TAM Cargo estima aumentar em 5% o volume de cargas movimentado por mês na cidade. Entre os diferenciais da unidade modernizada e ampliada destaca-se a flexibilidade para entrega e coleta de cargas do/para o interior com destino aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. O terminal recém-inaugurado possui ainda área exclusiva para atendimento preferencial e outra para o público em geral, além de espaços específicos para retirada, coleta e entrega de mercadorias. Os funcionários também foram beneficiados com um espaço exclusivo para descanso, que dispõe de copa e refeitório. A TAM Cargo está investindo, ao todo, em 22 terminais distribuídos pelo Brasil.  O projeto de expansão de sua infraestrutura, que inclui a construção de novas estruturas, reformas e ampliação de outros terminais, teve início em 2013 e será finalizado em 2016. Em 2013, a empresa inaugurou o terminal de cargas em Manaus e prosseguiu, em 2014, com Goiânia e Natal. Em 2015, além dos galpões em Guarulhos, Uberlândia e Sorocaba, a empresa entregará a unidade de Ribeirão Preto. Em seguida, a TAM Cargo planeja inaugurações dos terminais de cargas do Galeão, no Rio de Janeiro, bem como de Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Fortaleza, todas previstas para até o final de 2016.

ATM Transporte Multimodal inicia operação em Manaus

A ATM – Aliança Transporte Multimodal (Fone: 47 3443.8200), empresa da Aliança Navegação e Logística, anunciou a abertura de sua filial em Manaus, AM, que proverá serviços de carga fracionada (LCL), via cabotagem, ampliando assim a operação na região Norte do Brasil. Com a ATM Manaus, a empresa focará ainda mais na logística terrestre, ampliando sua infraestrutura para recebimento, armazenagem, paletização, consolidação, desconsolidação e entrega de cargas. Com saídas semanais do porto de Itapoá para o porto de Manaus, e vice-versa, a operação da ATM, em conjunto com a cabotagem da Aliança, agregará valor à logística já existente na região, servindo como ponto de distribuição e coleta do serviço de carga fracionada. Cargas de pequeno e médio volume serão coletadas ou entregues na porta do cliente. “A expectativa é que o serviço de carga fracionada da ATM movimente em torno de 3 mil toneladas até o final do ano, aumentando em 30% o faturamento da ATM Transporte Multimodal”, explica o diretor-executivo da Aliança, José Roberto Salgado.

 

 

 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg