Logística No Nordeste – Logweb Ed. 160

30/06/2015

Rede de alimentação Patroni investe em novo CD em Pernambuco

A Patroni (Fone: 11 5182.3000) – rede de franquia de alimentação, envolvendo refeições e pizzas – decidiu investir de forma estratégica no segundo Centro de Distribuição da marca, localizado em Jaboatão dos Guararapes, PE. O espaço conta com 1.000 m² de área útil, abrigando itens alimentícios, enviados pela Cozinha Central de São Paulo. O novo endereço logístico está situado no Bairro de Muribeca, e visa o ganho de tempo nas entregas de produtos às lojas localizadas nas regiões Norte e Nordeste do país. “São oito caminhões adaptados para o transporte de alimentos, que efetuam entregas semanais às 18 unidades da rede naquela região. Até o final do ano serão implantadas mais seis lojas da Patroni. Com esse investimento, conquistamos uma redução no valor do frete e no tempo gasto para entrega que antes era realizada em um prazo de sete dias e hoje está programada para ser feita entre um e três dias, menos da metade do tempo”, explica o presidente da Patroni, Rubens Augusto Junior. Ao apostar em uma logística diferenciada para estas regiões, a marca terá outros resultados, como a padronização completa das unidades, aumento na lucratividade e crescimento de 20% a 25% no faturamento das franquias. O otimismo diante da implantação de novos processos logísticos abre frente para o investimento em um terceiro Centro de Distribuição na região Norte, para atender os estados do Amazonas, Roraima e Acre. Nestes locais as entregas são feitas apenas via navio ou avião, em um prazo de 21 dias. O projeto será lançado no segundo semestre deste ano.

 

Tecon Salvador amplia movimentação de cargas eólicas

A partir de sua localização privilegiada, no Estado que mais concentra projetos eólicos no país, o Terminal de Contêineres de Salvador (Fone: 71 2106.1522), empresa do Grupo Wilson Sons, vem ampliando sua movimentação de cargas soltas (breakbulk) voltadas para a geração de energia eólica na Bahia. Até março, o terminal recebeu 32,4 mil metros cúbicos (5 mil toneladas) em equipamentos, o que representa mais de 80% de todo o volume destinado ao Porto de Salvador nos primeiros meses do ano. Já em relação à movimentação do terminal no mesmo período de 2014, o crescimento foi de 100%. “A Bahia recebeu cerca de R$ 4 bilhões de investimentos em empreendimentos eólicos entre 2009 e 2014, e a previsão é de que outros R$ 5 bilhões sejam investidos no setor até 2016”, afirma Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado. Ainda para esse ano, segundo o superintendente, está prevista a instalação de projetos como Alto Sertão III, da Renova, na região de Caetité, e de empreendimentos no município de Campo Formoso, pela Atlantic. Para os próximos meses, está previsto o recebimento de outros lotes do segmento eólico, como guindastes, pás eólicas, conjunto de torres e nacelles, além de outros tipos de cargas soltas (breakbulk).

 

Localfrio é considerada pioneira em cabotagem visando o crescimento do mercado de Suape, PE

Com 90.000 m² de área alfandegada no Porto de Suape, PE, a Localfrio (Fone: 0800 164.060) é considerada a primeira empresa de logística a realizar operação de cabotagem, na zona primária, seguindo aprovação de nova regra aprovada pela Alfândega da Receita Federal do Brasil no porto pernambucano. De acordo com a medida da portaria ALF/SPE nº 5, os terminais alfandegados do Porto de Suape já podem operar com cargas de cabotagem em seus recintos e armazenar essas mercadorias por até sete dias, o que antes só era permitido em empresas de logísticas situadas fora da zona primária portuária.  A portaria aprovada permite maior agilidade nas operações de cabotagem de grandes peças produzidas no Brasil, justamente por conta de as mercadorias poderem ficar armazenadas nos terminais alfandegados, envolvendo menos caminhões e possibilitando maior ganho de tempo nas operações. Atualmente, a Localfrio possui dois terminais em Suape. Diante de tamanha representatividade em operações naquele Porto, o diretor comercial da Localfrio, Eduardo Razuck, enxerga com bons olhos a nova medida, por diversas questões: “além de oferecer maior agilidade nas operações, a medida contribuirá para dar mais segurança na movimentação de peças, que têm um alto valor agregado. Além disso, esperamos aumentar o volume de negócios com a cabotagem este ano e, ao mesmo tempo, criar mais um grande diferencial competitivo ao mercado do Nordeste”, comenta.

 

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
LIBIAO ROBOTICS implementa primeiro hup postal totalmente robotizado da América Latina para o Correo Argentina
LIBIAO ROBOTICS implementa primeiro hup postal totalmente robotizado da América Latina para o Correo Argentina
Nova solução da Mobiis íntegra Vale-Pedágio Obrigatório e CIOT e simplifica a gestão do transporte
Nova solução da Mobiis íntegra Vale-Pedágio Obrigatório e CIOT e simplifica a gestão do transporte
Mercedes-Benz nomeia Jaqueline Hilsdorf Neves Marzola para liderar pós-venda na região LAMEA
Mercedes-Benz nomeia Jaqueline Hilsdorf Neves Marzola para liderar pós-venda na região LAMEA
Fórum de Logística 2026 da Live University | Inbrasc vai reunir executivos da Bayer, PepsiCo, Ypê e PagBank em São Paulo
Fórum de Logística 2026 da Live University | Inbrasc vai reunir executivos da Bayer, PepsiCo, Ypê e PagBank em São Paulo
Scania amplia centro de distribuição e capacidade de logística de peças na América Latina
Scania amplia centro de distribuição e capacidade de logística de peças na América Latina
Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior

As mais lidas

01

Insights Logweb - O movimento da semana de 17 a 21 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 17 a 21 de agosto

02

Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças
Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças

03

Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior