Last mile: quando o pedido finalmente chega até você

05/01/2022

Por Felipe Criniti, CEO da Box Delivery*

O crescimento do e-commerce no Brasil tem se superado. Este ano, no primeiro semestre o setor bateu um recorde e chegou à cifra dos R$ 53 bilhões, de acordo com a Ebit|Nielsen. Enquanto isso, no lado do cliente, a ansiedade quando se compra online por receber o aviso ‘seu pedido saiu para entrega’ é ímpar, queremos receber nossas compras o mais rápido possível.

E como funcionam os bastidores das entregas? Nesse segmento é bastante difundido o conceito last mile, que consiste no ato do transporte das mercadorias provenientes das centrais de distribuição para o cliente final B2C ou B2B. Esse papel impacta a percepção do cliente sobre a qualidade de todos os nomes envolvidos na cadeia, que vai do lojista até o transportador responsável pela entrega do produto.

O maior desafio das entregas (inclusive a last mile) é viabilizar o menor tempo possível de entrega dos produtos. Para isso, um conjunto de fatores precisa estar orquestrado. A qualificação da mão de obra é um deles, assim como o aumento do tempo de rastreabilidade e da capilaridade das centrais logísticas que garantam a eficiência na jornada do consumidor.

Uma das piores coisas que pode acontecer ao usuário final é o atraso na entrega. Caso isso ocorra, é necessária a resolução rápida dos problemas logísticos. Isso em geral se dá pela carência de aproximação entre o transportador e o consumidor final.

A tecnologia na entrega last mile está presente nos recursos e sistemas tecnológicos que otimizam o tempo da entrega, aperfeiçoam a tomada de decisões estratégicas para a entrega dos produtos, além de permitir a redução do custo com a contratação de fretes. Com isso, torna-se aplicável em qualquer esfera da cadeia produtiva, desde o pequeno até o grande estabelecimento que necessite de entregas para seus produtos.

Esse conceito é extremamente benéfico, pois reduz os custos operacionais, a delegação de atividades operacionais, é feito o acompanhamento das etapas do processo de entrega e, com isso, há otimização e mensuração do tempo de entrega. Com clientes mais satisfeitos, a experiência do usuário é positiva do início ao fim, já que todo seu caminho (a chamada ‘jornada do cliente’) é pensada e acompanhada.

Os processos de logística estão sempre em aprimoramento, e com isso a last mile está passando por transformações, visto que outrora estava centralizada nas mãos de players específicos. Portanto, aumenta-se a competitividade com a consequente melhoria na prestação dos serviços logísticos. É a concorrência beneficiando os consumidores.

Visto que o e-commerce está tão difundido e mesmo com o fim da pandemia irá se manter, uma das tendências futuras será o surgimento do modelo de centrais de distribuição para o aumento da capilaridade de distribuição e redução do tempo de entrega. E você, aguarda essas mudanças com a mesma ansiedade que esperam seus pedidos?

*Felipe Criniti é CEO da Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística. – boxdelivery@nbpress.com

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg