Delivery passo a passo: 5 dicas para implementar em seu negócio

16/06/2021

Por Felipe Criniti*

Se as entregas por aplicativo já vinham em um crescente, a pandemia fez com que elas pisassem no acelerador e se tornassem uma necessidade, não um diferencial ao seu negócio. Se sua empresa ainda não aderiu ao delivery, confira algumas dicas para implementá-lo o quanto antes.

Verifique sua estrutura:

Em especial no food service, é necessário que o local atenda à demanda. Serão necessárias adaptações na cozinha? Onde os entregadores poderão esperar pelo pedido? Como e quem fará a administração dos pedidos que chegam via aplicativo – de seu preparo, embalagem e até que chegue às mãos do portador? Nesse caso, é possível dividir a equipe já existente ou contratar pessoas para as novas funções.

Analise o custo das mudanças:

Se algumas adaptações forem necessárias, quanto isso irá custar? Em quanto tempo atendendo via delivery, a empresa retornará o valor investido? Existe o investimento em software para operacionalizar as entregas e otimizar a rota? Como serão as embalagens para transporte?

Embalagem:

Uma vez confirmada a viabilidade do Delivery, é importante que o produto final, em especial quando se fala em alimentos perecíveis, chegue corretamente. Afinal, uma boa apresentação é fundamental! A refeição chegará em temperatura agradável, com boa aparência e com todos os ingredientes que acompanham conforme o cardápio. Isso é uma maneira de garantir a avaliação alta nos apps.

Entrega eficiente:

Terceirizar ou não a entrega é um ponto importante, ambas as situações têm seus prós e contras. É preciso delimitar a região e área de atuação (se o perímetro for reduzido, a entrega própria pode ser eficiente). Se a ideia é expandir para outros bairros mais distantes, contratar entrega externa é recomendado. O tipo de entrega impacta o valor da taxa, o que muitas vezes é determinante para a escolha do restaurante.

Torne-se conhecido:

É fundamental divulgar na própria loja e no site da empresa o sistema de entrega. Buscar locais que auxiliem a divulgação do comércio, como jornais, catálogos, anúncios on-line, etc, também pode fazer toda a diferença!

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que, antes da pandemia, apenas 25% das empresas alimentícias estavam em plataformas de entrega, hoje ultrapassam 72%. A pesquisa ainda evidencia que 54% dos empresários usavam o delivery antes da pandemia. Ao ser declarado o isolamento social em 2020, esse número cresceu 12%, passando para 66%. Ademais, os gastos dos usuários nas plataformas aumentaram mais de 94%. De qual lado da estatística você vai ficar?

*Felipe Criniti CEO da Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística. – boxdelivery@nbpress.com

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Portobello Grupo investe R$ 400 mil em logística e amplia Centro de Distribuição no Rio de Janeiro
Portobello Grupo investe R$ 400 mil em logística e amplia Centro de Distribuição no Rio de Janeiro
Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL
Unilever inaugura seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo, em Serra, com operação da JSL
Marmara e Marka Prime anunciam novo complexo logístico em Arujá com mais de 600 mil m²
Marmara e Marka Prime anunciam novo complexo logístico em Arujá (SP) com mais de 600 mil m²
FOTON apresenta nova matriz de produtos para veículos comerciais
FOTON apresenta nova matriz de produtos para veículos comerciais
FM Logistic inaugura centro de distribuição em Nova Santa Rita (RS)
FM Logistic investe mais de R$ 10 mi em centro de distribuição em Nova Santa Rita (RS)
Seguros SURA Brasil lança solução de RC-V para transportadoras em meio a novas exigências legais
Seguros SURA Brasil lança solução de RC-V para transportadoras em meio a novas exigências legais

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo