Pandemia alavanca inovações na área de logística

18/08/2020

Por Gilson Chequeto*

Sabemos como a pandemia impactou nossa economia de forma irreversível, e isso inclui a área de logística das empresas, tão essencial para os negócios. Com inúmeras restrições para controlar a disseminação do Covid-19, muitas empresas que atuam com itens que não são essenciais – roupas, eletrônicos, etc – tiveram suas vendas reduzidas. No entanto, também é verdade que o setor rapidamente respondeu à crise de forma bastante ativa, uma vez que o e-commerce se tornou a principal fonte de consumo da população.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas passaram a atuar com vendas pelo comércio eletrônico. Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, também chama atenção ao destacar que as vendas no e-commerce mais que dobraram em junho de 2020.

E se o e-commerce avança, cresce com ele as necessidades de uma logística efetiva, que contribua com a experiência do cliente e que atenda altas demandas do atual varejo do “novo normal”. Ou seja, o setor teve que rapidamente assumir uma rotina muito mais cheia e exigente que uma Black Friday, ou qualquer outra data sazonal, só que em dias comuns, cotidianamente. e neste contexto, a própria indústria precisou rever seu modelo de atuação. Porque, afinal, antes de determinado produto chegar à grandes magazines e plataformas de e-commerce, ela precisa ser distribuída em um fluxo de negócios B2B.

Para atender essa demanda, é visível como a tecnologia tem assumido um papel essencial, desde o atendimento ao cliente até o uso de ferramentas para controle de estoque e armazenagem, ou ainda para distribuição e gestão total das entregas. A própria gestão eficiente de rotas, com a possibilidade de otimização de espaço nos caminhões e entregas programadas dentro de um planejamento eficiente, torna-se fundamental. afinal, quanto mais ágil e eficiente for a rotina de entregas da indústria para seu cliente corporativo, mais rápido este canal conseguirá repassar os produtos ao cliente final, agora muito mais alinhado com o modelo delivery de consumo.

As companhias que já estavam preparadas em conjunto com o mercado de e-commerce ou que já tinham dentro de casa uma gestão logística madura puderam lidar com o desafio de maneira mais positiva, minimizando os impactos negativos do momento. Outras empresas tiveram o desafio extra de transformar o comportamento de suas áreas logísticas para este novo comportamento do consumidor. Mas, é inegável que, de uma forma geral, todas as varejistas, além de indústrias, estão construindo uma nova e competitiva forma de atuar dentro do nosso cenário atual.

O valor que a tecnologia tem ganhado neste momento certamente fica marcado em nossa história e economia, sendo hoje, mais do que nunca, um dos principais pilares para atuação das empresas nesses tempos de crise. As soluções para logística ganham força e hoje falar sobre ferramentas para o controle da performance do transportador, visibilidade 360º para gestão das entregas, conectividade e tracking analítico já são pautas comuns entre os principais líderes do mercado.

E uma vez que essas inovações se “popularizam”, o mercado de gestão logística ganha um novo impulso para alavancar negócios e recuperar o tempo perdido, mesmo que este time ainda não tenha um deadline definido.

*Gilson Chequeto é CEO da Lincros, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para gestão logística de transportes. Com o portfólio de softwares para logística mais completo do Brasil, a empresa promove o monitoramento de mais de 20 mil veículos que circulam pelo país, e mais de R$ 1,7 bi em conta frete passam por soluções da empresa

Compartilhe:
onBlox leva suas soluções logísticas de transporte e armazém para a nuvem
Loggi amplia parcerias com plataformas do ecossistema de e-commerce 
Delta Global, investida da RV, passa a fazer parte da Randoncorp
Com R$ 385 mi do Fundo da Marinha Mercante, BNDES apoia construção e manutenção de rebocadores da Wilson Sons
Deloitte reforça abordagem para soluções de reinvenção em Supply Chain
Luft Logistics recebe selo de sustentabilidade “2030 TODAY” da SGS

As mais lidas

Nada encontrado