ZF Aftermarket utiliza QR Code em embalagens de peças e leva benefícios para a cadeia de reposição

07/12/2022

Centro de Distribuição (CD) da ZF Aftermarket localizado em Itu, SP

A ZF Aftermarket anuncia a utilização de QR Code nas embalagens de suas peças de reposição para o mercado brasileiro. Inicialmente a nova solução foi introduzida em todas as embalagens das embreagens SACHS e o objetivo é, até o final de 2023, estendê-la para todas as embalagens das marcas da ZF Aftermarket, LEMFÖRDER, TRW, WABCO e ZF.

De acordo com Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket, com a mais nova iniciativa da ZF para a marca SACHS, todos os elos da cadeia de reposição poderão obter vários benefícios, apenas ao direcionar a câmera do celular para o QR Code impresso nas embalagens. Dentre eles está o acesso a várias informações sobre as características de cada peça, além da possibilidade de checagem sobre sua autenticidade, o que traz a essa nova funcionalidade o benefício de auxiliar no combate ao uso de peças pirata no mercado de reposição. “A função de checagem de autenticidade da peça é inédita nesse mercado, certifica a autenticidade do produto adquirido e traz ainda mais segurança para o vendedor, aplicador e ao usuário final”, diz Tales.

Na lista de vantagens há também a instrução básica de montagem em vídeos. São filmes curtos criados pelo programa de qualificação Amigo Bom de Peça, especialmente para indicar o passo a passo correto de instalação das peças.

Além disso, no mesmo link do QR Code, a ZF Aftermarket inseriu o certificado de garantia on-line da peça adquirida. Com o arquivo da garantia virtual, o uso do papel é eliminado, bem como o seu acesso é facilitado. A solução atende tanto uma necessidade dos mecânicos como do consumidor final.

Acesso direto ao catálogo de placas on-line relativas à peça

No mesmo QR Code será possível ainda contar com o acesso direto a um catálogo com busca por placas on-line. Com a funcionalidade, toda a cadeia de reposição terá vantagens. Desde o reparador, que terá certeza de que as peças que está utilizando são compatíveis com o veículo em manutenção, o varejista e distribuidor, que deixarão de ter devoluções pela venda de peças em desacordo com os veículos, até o consumidor final, que terá a segurança da aplicação da peça própria para seu veículo. A funcionalidade de busca por placas permite que o reparador ou vendedor de autopeças obtenha dados básicos dos veículos, como marca, ano de fabricação e modelo. “Com isso, é possível acessar a relação completa de peças aplicadas no veículo em manutenção”, explica.

Para fechar o pacote de soluções e atender cada vez mais as necessidades de toda a cadeia de reposição, a ZF Aftermarket também inseriu no QR Code uma pesquisa de satisfação. “Nosso objetivo é de estarmos cada vez mais próximos de nossos clientes e esse será mais um canal para entendermos suas necessidades”, conclui Tales.

De acordo com o executivo, a ideia foi concebida pela equipe da ZF Aftermarket do Brasil com o apoio da matriz, na Alemanha. A unidade brasileira foi a primeira da empresa no mundo a adotar a solução e oferecer os benefícios para a cadeia de reposição. Após implantação total, as embalagens com QR Code devem ser também adotadas em outros países de atuação da ZF Aftermarket.

“Esta é mais uma iniciativa voltada 100% à melhoria do atendimento ao cliente. Ao oferecer todas as informações que ele precisa em um único canal, a ZF facilita e entrega mais segurança para que o consumidor tenha seu veículo em perfeito funcionamento e o mecânico tenha o seu trabalho agilizado”, finaliza.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado