A Yunus Negócios Sociais, empresa pioneira no Brasil em investimento de impacto e em consultoria de inovação social corporativa, lançará em março, um estudo inédito no Brasil sobre como grandes empresas podem incluir negócios de impacto em suas cadeias de fornecedores, através de uma estratégia orientada para impacto no médio e longo prazo. O objetivo do estudo é reforçar como o poder de compra corporativo tem um potencial enorme de transformação social e pode ser usado para criar valor de longo prazo para as empresas, para os negócios de impacto e para o planeta e a sociedade.
O papel das compras, ou seja, do procurement, se tornou um processo mais estratégico e central na última década. Para ter uma ideia da dimensão desse setor, de acordo com o Banco Mundial, os gastos com aquisições globais em 2019 foram de pelo menos EUR 12 trilhões. Mas ir além da mitigação de risco e buscar a geração de um impacto positivo nas cadeias de valor, se provou uma tarefa difícil para muitos líderes.
E não somente líderes das áreas de Procurement: esse é um desafio transversal às diversas áreas da empresa. De Marketing à Logística, de RH à Suprimentos, é um grande desafio de todas as áreas diversificar seus fornecedores e incluir negócios de impacto, que estejam inclusive alinhados com valores ESG e possam melhorar os indicadores da empresa. Portanto, este é um estudo relevante para qualquer gestor que tem um orçamento sobre suas mãos e pode, através desse orçamento, transformar a cadeia da empresa e criar impacto socioambiental positivo.
O material traz informações úteis para as empresas que entendem que transformar as cadeias de valor e suprimento requer ações em vários níveis, para empreendedores de impacto que desejam ampliar seu portfólio e se tornar fornecedores de grandes empresas, e sobre as organizações intermediárias, que assim como a Yunus, conectam negócios de impacto a grandes empresas. Para auxiliá-los a encontrar um direcionamento, o manual do Procurement de Impacto Socioambiental tem a proposta de ser um guia prático, com apresentação de metodologias acionáveis pelos interessados.
“Historicamente na Yunus, nosso papel vem sendo conectar negócios de impacto social a parceiros corporativos, com o objetivo de criar relacionamentos comerciais de longo prazo. Criando relações de ganha ganha para os dois lados. Dessa forma, decidimos promover no Brasil a discussão sobre a integração desses negócios nas cadeias de valor das corporações, uma prática ainda pouco seguida mas de muito potencial. Líderes corporativos e empreendedores de impacto podem unir forças por meio do procurement para criar mudanças reais. Nosso manual fornece exemplos e uma estrutura prática sobre como construir parcerias fortes”, explicou Túlio Notini, Diretor de Corporate Innovation da Yunus Negócios Sociais.
Um dos exemplos citados no relatório é o da IKEA, que começou a trabalhar com o negócio de impacto indiano Rangsutra em 2013, adquirindo pequenos lotes de almofadas feitas à mão. E, oito anos depois, a Rangsutra fornece à IKEA mais de 400.000 peças por ano, empregando mais de 2 mil artesãos. O estudo também conta com depoimentos de empresas e negócios de impacto da Europa, América Latina, América do Norte, Ásia e África.
O lançamento do manual acontecerá durante o festival online “Procurement de Impacto Socioambiental – O poder transformador das compras corporativas”, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de março. O evento, produzido pela Yunus, conta com o apoio do Sistema B, IFC (International Finance Corporation), ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs). O festival é gratuito e terá painéis para corporações, empreendedores de impacto e empresas intermediárias. A programação do festival será divulgada em breve. Para mais informações e inscrição no evento, acesse: https://bit.ly/