VW Caminhões e Ônibus apoia capacitação em eletromobilidade junto ao Pacto Global – Rede Brasil

Na última semana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi ponto de encontro entre lideranças empresariais e representantes do Pacto Global – Rede Brasil para discutir cenários e medidas que acelerem a transição para a eletromobilidade, com o objetivo de descarbonizar o setor de transportes. Com mais de 70 empresas envolvidas, o diálogo integra as ações do Hub de Biocombustíveis e Elétricos, uma iniciativa da entidade rumo à COP-30.

Pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou o ano de 2024 como líder de vendas de veículos de cargas com essa tecnologia no Brasil. Grande parte desse sucesso vem da preocupação de olhar para toda a cadeia e oferecer soluções ao mercado que driblem desafios da transição para a eletromobilidade, em grande parceria com o cliente, com estudo da estrutura necessária e negociação de energia renovável e carregadores homologados.

“A busca por tecnologias de baixo carbono não começou hoje para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Temos uma longa trajetória de iniciativas sustentáveis, desde o início de nossas operações há mais de 40 anos, e em toda essa jornada somamos forças aos nossos clientes, concessionários, fornecedores e parceiros para podermos avançar. Nenhuma transição desse porte se faz sozinha. Iniciativas como esta são fundamentais para juntos sermos, de fato, parte da solução”, ressaltou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Em um país em que cerca de 65% de todo o transporte de cargas se dá por rodovias, o objetivo é encontrar soluções que viabilizem uma economia de baixo carbono e é nesse panorama que a eletrificação se mostra como uma alternativa viável. O encontro incentivou a troca de aprendizados para a adoção dessa tecnologia de uma forma sustentável em seu sentido mais amplo, não apenas ambiental como também financeiro e social.

“Esses encontros são momentos de imersão e aprofundamento técnico sobre as alternativas viáveis de descarbonização no Brasil. Nosso objetivo é fornecer insights baseados em dados científicos e contextualizados à realidade do país, abordando desde a disponibilidade de tecnologias até a análise de oferta e demanda. Discutimos também as linhas de financiamento disponíveis para eletrificação e biocombustíveis, além de medidas de incentivo que podem impulsionar a transição de frotas e infraestruturas para soluções de baixo carbono. Um dos pontos-chave é o ROI (Retorno sobre Investimento), onde detalhamos os custos necessários para que as empresas possam migrar do uso de combustíveis fósseis para alternativas sustentáveis, sempre com foco na viabilidade econômica e ambiental. Essas informações são essenciais para que as empresas possam incorporar estratégias eficazes e alinhadas com as tendências globais de descarbonização, garantindo competitividade e responsabilidade ambiental”, defendeu Danielly Freire, gerente de clima do Pacto Global – Rede Brasil.

Aos participantes, a empresa compartilhou os conhecimentos acumulados ao longo da última década com a eletromobilidade. Protagonizaram o debate tecnológico no evento o caminhão e-Delivery, lançado há quatro anos e já comercializado em 8 países; o ônibus e-Volksbus, que deverá chegar ao mercado em breve; e também o Meteor híbrido, um protótipo em estudo desenvolvido pela montadora. Entre os legados deste encontro, fica a experiência: o futuro do transporte passa pela eletrificação e as soluções precisam considerar toda a operação do veículo para favorecer sua adoção.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

Há três anos, a VWCO é uma das empresas participantes do Pacto Global – Rede Brasil , iniciativa de sustentabilidade corporativa da Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão reforça o que já é realidade na empresa desde sua criação, em 1981: práticas e estratégias alinhadas aos dez princípios do Pacto Global, em prol da sustentabilidade, direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística e Meio Ambiente
Cargo X firma parceria com Cimento Apodi e projeta compensar até 2 mil toneladas de CO2 em 2025
Especialistas defendem, em painel na Intermodal 2025, ações coordenadas para uma logística de baixo carbono
JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂
Empresa de logística sustentável otimiza as entregas de e-commerce, com destaque para o Dia das Mães
Vamos falar de transição energética, ou descarbonização? Veja os destaques
MRS implanta carregamento solar de baterias em locomotivas e amplia produtividade e sustentabilidade

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid