Fábrica Curitiba da Volvo Brasil alcança marco de 500 mil veículos produzidos; veja vídeo

A Volvo celebrou um marco significativo em sua história no Brasil: a produção de 500 mil veículos em sua planta de Curitiba (PR). Funcionários da produção se reuniram para registrar o momento histórico na Fábrica Curitiba, que produz caminhões e chassis de ônibus.

Esta unidade industrial está plenamente integrada ao sistema global da marca, sendo considerada uma das mais modernas da Volvo no mundo devido aos investimentos constantes e à adoção de processos avançados de Indústria 4.0. Além disso, a planta é referência em sistemas de gestão e qualidade, tendo sido pioneira na implementação do conceito de produção enxuta (lean manufacturing) dentro do Grupo Volvo.

A história da fábrica paranaense começou em 1979, ano em que o primeiro veículo Volvo foi montado no País, um chassi de ônibus B58. No ano seguinte, por conseguinte, teve início a produção de caminhões com a montagem do modelo N10. Conforme explica Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil, “A unidade de Curitiba é a única da marca a reunir, em um mesmo local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos. Isso traz agilidade aos processos, em benefício dos clientes”.

Fábrica Curitiba da Volvo Brasil alcança marco de 500 mil veículos produzidos

É importante ressaltar que o complexo da Volvo em Curitiba abrange mais do que apenas a área de produção. Ele engloba também toda a gestão dos negócios da marca na América Latina, o que inclui as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, além de serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento e campo de provas, entre outras. Atualmente, a unidade opera em dois turnos e emprega 4.200 funcionários diretos.

Fábrica Curitiba: Centro de Inovações e Desenvolvimento de Veículos

Em mais de quatro décadas, a Fábrica Curitiba foi responsável por inúmeras inovações, tanto em produtos quanto em processos. Da unidade brasileira saíram novidades que definiram tendências no setor, como os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo (em 1992) e, subsequentemente, os primeiros caminhões com motores eletrônicos fabricados no Brasil (em 1996). Outros destaques incluem os caminhões semipesados Volvo VM (lançados em 2003), que marcaram o ingresso da marca em um novo segmento de mercado, e os primeiros caminhões autônomos do País (em 2017).

A novidade mais recente na linha de produção é a linha 2026 dos caminhões Volvo FH, que apresenta aprimoramentos em inteligência artificial, segurança e produtividade. Na linha de ônibus, a fábrica se destaca pelo início recente da produção do chassi Volvo BZRT, um veículo articulado ou biarticulado 100% elétrico, com zero emissões. A fábrica brasileira é, aliás, a base global de exportação deste modelo.

A Fábrica Curitiba da Volvo Brasil também é reconhecida por suas boas práticas sustentáveis. Toda a energia consumida, por exemplo, provém de fontes 100% renováveis. Adicionalmente, o conceito “Aterro Zero” foi instituído em 2008, garantindo que todos os resíduos sejam destinados de forma circular. A adoção de caminhões elétricos em parte do fluxo logístico de peças contribui para evitar a emissão de 738 toneladas de CO₂ por ano. A planta também foi pioneira na introdução do Diesel Verde R5 no primeiro abastecimento de veículos, uma medida que tem poupado a emissão de outras 400 toneladas anuais de CO₂. Graças a essas iniciativas, nos últimos anos, houve uma redução de 30% nas emissões por veículo produzido na Fábrica Curitiba.

No que tange ao ambiente de trabalho, a fábrica da Volvo em Curitiba também fez história nas relações com seus empregados. Ainda nos anos 90, foi a primeira do setor automotivo brasileiro a adotar a jornada semanal de 40h. Outro pioneirismo foi a instituição de uma política de participação nos lucros e resultados (PLR), anterior até mesmo à regulamentação legal. A experiência da Volvo na adoção do conceito de equipes autogerenciáveis na produção, que confere grande autonomia aos funcionários nas decisões do dia a dia com reduzido nível de supervisão direta, também é amplamente conhecida. Por conta dessas boas práticas de Recursos Humanos, a unidade brasileira da Volvo vem figurando há mais de duas décadas em diversos rankings das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, sempre em posição de destaque.

Vídeo – 500 mil veículos produzidos: histórias que conectam!

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