Tmov e Lenarge formam joint venture para transporte de produtos de mineração, siderurgia e construção civil com oferta digital de frete

21/11/2022

Da esquerda para a direita: Marcio Afonso Moraes, da Lenarge Transportes, e Charlie Conner, da Tmov

A Tmov, logtech considerado o principal marketplace de oferta e demanda de cargas fechadas do Brasil, e a Lenarge, transportadora especializada em cargas de mineração, siderurgia e construção civil, acabam de anunciar a criação de uma joint venture que atuará em soluções de oferta de frete digital para esses tipos de cargas.

Com a união das soluções digitais completas da logtech com a expertise e a frota de 1.000 caminhões da transportadora, surge no mercado o maior player do segmento.

A nova empresa, que já nasce com R$ 500 milhões de receita, dá continuidade à estratégia de diversificação do modelo de negócios da Tmov e expande as possibilidades de atuação e digitalização da oferta de fretes da Lenarge.

A parceria poderá alavancar a frota de caminhões para o aplicativo Tmov, que oferece para embarcadores soluções completas de tecnologia e transporte em um mesmo lugar.

Charlie Conner, CEO da Tmov, afirma que “para nós, que temos uma forte atuação ao lado dos embarcadores, transportadores e caminhoneiros da indústria do agronegócio, estar presente agora nesses outros segmentos que também são fundamentais para a economia é um importante passo. De um lado expandimos as ofertas de frete para nossa base de caminhoneiros e do outro levamos a melhor e mais completa solução tecnológica de gestão e contratação logística para os embarcadores com todo o know-how que a Lenarge já possui. Com experiência profunda e nome de relevância no mercado, a Lenarge é o parceiro ideal. A partir desta joint venture, temos a expectativa de crescer nossa receita em 20%, em 2023”.

A Lenarge atua especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará e em toda a região Nordeste. Com gigantes do mercado como clientes, a exemplo da Vale, J&F, Arcelor, Gerdau e CSN, a Lenarge faturou R$1 bilhão, com 10 milhões de toneladas carregadas em 2021. A expectativa é faturar R$ 1,2 bilhões em 2022.

Já a Tmov, cuja atuação é nacional, possui em seu portfólio empresas como Gavilon, Nova Agri, Copersucar e JBS. A logtech projeta encerrar 2022 com um faturamento acima de R$ 2,5 bilhões, o que representa um crescimento acima de 56% se comparado com o ano anterior.

Márcio Afonso Moraes, diretor presidente da Lenarge Transportes, explica que “o setor de transportes vive uma forte digitalização. Já estávamos de olho em plataformas para modernizar e crescer nossa empresa no que diz respeito a fretes digitais, mas não havíamos encontrado no mercado nenhuma solução completa. Gerir uma empresa do tamanho da Lenarge é complexo e não dá para amarrar e integrar diversas ferramentas com propostas específicas para ter uma solução. A Tmov chamou nossa atenção, pois é a única no mercado que tem tudo em só lugar. É uma solução de ponta a ponta para embarcador e caminhoneiro, que oferece gestão logística, contratação e divulgação de fretes, gerenciamento de risco, meio de pagamento e conta digital para o caminhoneiro, vale pedágio, entre outros. O embarcador, transportador e caminhoneiro têm tudo dentro da mesma solução em uma jornada one stop shop.”

O mercado de siderurgia, mineração e construção civil movimenta cerca de 150 milhões de toneladas de carga ao ano sobre rodas. “A Tmov é hoje a maior plataforma digital transacional do agronegócio. Acreditamos que temos muito a crescer no setor e vamos continuar trabalhando nesse sentido. Por outro lado, a diversificação de portfólio era muito óbvia para nós e a parceria com a Lenarge vem no sentido de acelerar esse caminho. É a junção, reconhecida no mercado, da maior e melhor transportadora do setor com a melhor e mais completa solução tecnológica. Adicionalmente, a criação desta joint venture nos posiciona como a mais rentável das logtechs brasileiras e isso se torna uma vantagem competitiva sem igual, dado o momento em que escala e rentabilidade são chaves para o sucesso de qualquer negócio”, diz Igor Figueiredo, diretor Comercial da Tmov.

As operações da Tmov e Lenarge seguem de forma independente. A joint venture, que já passou pelo processo de aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), terá um gestor próprio focado exclusivamente nela.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg