Sulnorte investe na operação em dois portos brasileiros

13/12/2019

Estrategicamente posicionada nos principais portos brasileiros, a Sulnorte, tradicional empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e a segunda mais antiga do Brasil, identificou oportunidades em dois portos: Porto Alegre e Santarém, que seguem trajetória de crescimento. Porto Alegre apresenta um grande potencial de crescimento no Polo Químico de Santa Clara, assim como no cais comercial. Já Santarém está em obras de ampliação. De acordo com o projeto, o porto passará a comportar navios maiores e terá maior capacidade de armazenamento.

“Em Porto Alegre, a nossa frota é composta de três rebocadores de três eixos, variando entre 20 e 32 toneladas de tração estática – bollard pull, a mais segura e com maior manobrabilidade no porto”, ressalta Manoel Ramos, assessor comercial da Sulnorte. “Já em Santarém, operamos em regime de consórcio com nossos parceiros operacionais, criando soluções e agregando valor aos negócios dos nossos clientes”, afirma Ramos.

O Porto de Santarém é um porto fluvial brasileiro de médio porte, localizado no município de Santarém, no estado do Pará. Foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1970 em uma área de 500.000 m² e está localizado à margem direita do Rio Tapajós, próximo à sua confluência com o Rio Amazonas. É o 23º lugar no ranking de portos brasileiros.

O Porto de Porto Alegre está situado no Canal dos Navegantes e tem cais acostável, com extensão de 8028 metros. A primeira porção do porto foi construída na década de 1850. Une o centro produtor regional com um dos maiores portos marítimos do Mercosul, o Porto de Rio Grande.

“Em Santarém, atendemos a demanda dos clientes da região demonstradas naquele momento, oferecendo serviços de qualidade com preços competitivos “, destaca Luiz Felipe Gouvêa, diretor-executivo da Sulnorte. “Temos observado obras importantes que destravam desafios logísticos, como a BR-163. Acreditamos que a mudança geográfica na produção do agronegócio, como o Arco do Norte do Brasil, está gerando grandes desafios logísticos associados ao crescente fluxo de exportações. Nesse sentido, acreditamos que a região Norte desempenhará um papel importante no desenvolvimento de uma solução competitiva para essa nova fronteira e, portanto, representa uma área potencial de expansão para as operações da Sulnorte”, comenta Gouvêa.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg