A FacilityLog, com 12 anos de experiência no desenvolvimento de processos para que embarcadores identifiquem o melhor modelo de gestão do transporte e logística para o seu negócio, acaba de lançar a plataforma digital de fretes Simulefrete. A plataforma é voltada para embarcadores digitalizarem os controles efetivos de custos e gestão operacional e desempenho com fretes, informa Marcos Barbosa, diretor da FacilityLog.
Segundo Marcos Barbosa, a Simulefrete na prática permite que embarcadores realizem, por exemplo, escolhas de transportadoras e valores mais adequados para cada tipo de mercadoria, perfil da entrega com diferentes tabelas e modais, entre outras diversas funções que tornam a gestão de custos muito flexível.
Controle das transportadoras e entregas – Segundo o executivo, uma função da tecnologia permite acompanhar online, o desempenho das entregas realizadas pelas transportadoras parceiras em todo o país. “O sistema emite avisos sobre possíveis atrasos nas entregas com um resumo sobre o status que oferece um mapeamento dos riscos e ações táticas e operacionais necessárias. São criados parâmetros para cada ocorrência na entrega para evitar que a mercadoria fique parada. “É um diferencial no mercado, pois, muitos problemas com a entrega são solucionados por e-mail, algo manual e mais demorado”, destaca Marcos Barbosa.
A Simulefrete tem um painel gerencial que será um auxílio fundamental para os profissionais de logística. “É possível checar o status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, qual localidade que a transportadora está com o trabalho em dia, sem a necessidade de esperar finalizar o mês. Enfim, é possível realizar o controle de todos os transportadores em tempo real. Para casos de entregas em atraso, é possível checar as notas que não foram entregues e acionar o transportador para que uma determinada entrega seja feita de forma imediata”, finaliza Marcos Barbosa.
os custos são acompanhados online, o que possibilita a visão geral do negócio e o desempenho do faturamento e custos de entrega. A partir do momento que o embarcador recebe um pedido, a Simulefrete já pode calcular qual o valor real do custo de frete. É possível ter uma previsão de todos os gastos do seu transporte com base em suas demandas e linhas de produtos.
A tecnologia também permite programação de coletas e controle dos processos de inbound ou retorno de mercadorias, integrado aos processos de provisão de fretes e acompanhamento do desempenho operacional facilitando a linha de produção do embarcador. “Como não poderia deixar de ser, a plataforma está em constante evolução. Passado o período de adaptação das tecnologias e processos, agora novos módulos estão em desenvolvimento: um voltado ao mercado de frete colaborativo e a inteligência artificial irá auxiliar no melhor momento de atendimento de pedidos,” acrescenta Sérgio Sanchez, diretor da Facilitylog.
Dividida em módulos, tais como Cotações de Frete online; Cálculo de Frete em Lote; Tracking de Entregas; Painel Gerencial online; Auditoria de Custos e Governança; Fluxo Sistemático de Ações, Requisições e Logística Reversa a Simulefrete oferece desde a escolha do transportador ideal para cada tipo de operação ou mercadoria, desde o faturamento e acompanhamento do pedido em tempo real até a entrega.
Todos os processos da Simulefrete podem ser acompanhados pelo computador e smartphone.