A Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior, acaba de investir 20 milhões de reais em um centro automotivo próprio no porto de Espírito Santo.
Com capacidade para movimentar cerca de 50 mil veículos por ano, a nova estrutura permite à companhia atender a demanda de montadoras além da importação, avançando na verticalização de serviços para essa cadeia logística, com a oferta de armazenagem, PDI (Inspeção pré-entrega) e customização. O centro automotivo também irá prover toda a infraestrutura para veículos elétricos.
O investimento posiciona a Sertrading de forma estratégica no porto que se tornou a principal porta de entrada de veículos importados no Brasil. Em 2022, o porto de Espírito Santo movimentou 65 mil veículos, dos quais 30 mil já foram importados pela Sertrading.
O movimento faz parte da estratégia de crescimento da companhia que mira na verticalização para consolidar sua atuação em setores estratégicos, iniciando pelo automotivo, que representa hoje 7 bilhões de reais em movimentação anual da empresa.
“Este mesmo conceito que estamos utilizando no mercado automotivo vale para outros segmentos que importamos, ou seja, olhar investimentos na cadeia logística para atender nossos clientes, nos colocando como um elo estratégico na cadeia produtiva ou de distribuição”, afirma Luciano Sapata, sócio e vice-presidente da Sertrading.
Com mais de 100 clientes multinacionais e nacionais de grande porte – entre eles nomes como Ambev, P&G, PepsiCo, Ford – a Sertrading vem de uma trajetória sólida de crescimento. Em 2022, encerrou com receita líquida de 10,5 bilhões de reais, alta de 95% e 19 bilhões de reais de volume de importação, 20% maior que em 2021 e mais de 4 vezes superior aos 4 bilhões de reais de 2018. Para 2023, a expectativa é de um crescimento de 20% no volume de importação.