A RV Ímola, a OM Group e a Visual Software anunciam parceria inédita para o desenvolvimento de gestão logística para cadeia de suprimentos e sistemas de rastreamento em hospitais. A parceria visa unir as expertises para aprimorar o controle de materiais – em especial, dos medicamentos fornecidos aos pacientes –, propondo economia de até 40% nos gastos das unidades de saúde. O projeto prevê soluções personalizadas de acordo com a necessidade de cada unidade.
“Os maiores ganhos para os hospitais vêm de uma solução sistêmica integrada. É o que chamamos de logística ‘beira-leito’. O controle vai até o momento em que o paciente consome aquele medicamento. Para assegurar a excelência no serviço, a empresa conta com profissionais especializados (farmacêuticos e enfermeiras envolvidos na operação) e tecnologia de última geração”, explica Marcus Machado, vice-presidente de Operações da RV Ímola.
A solução desenvolvida pelas empresas se adequa aos demais sistemas utilizados pelos clientes. Dessa forma, consegue trabalhar rapidamente com informações dos estoques e elaborar controles nos centros de distribuição do operador e em todos os polos de consumo hospitalar. Os serviços de inteligência incluem uma central de informação em tempo real (24 horas por dia), que proporciona ao cliente a segurança de se manter informado sobre todas as etapas da operação.
A partir de 2016, o novo Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), exigirá a rastreabilidade de todos os medicamentos em território brasileiro. As informações deverão ser controladas em cada etapa, da indústria ao consumidor, passando pelos hospitais, que deverão adaptar sua tecnologia às novas exigências.
O objetivo é que o sistema trace a rota e o histórico de cada remédio. Atualmente, o controle é feito apenas por lotes.