Rodrigo Casado, CEO da Movecta (antiga Localfrio), fala sobre os investimentos em tecnologia e as melhorias realizadas

23/04/2024

A Movecta é um dos maiores operadores logísticos do mercado brasileiro. Com 70 anos de história, suas operações estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São oito unidades operacionais e um escritório administrativo, sendo quatro terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadros de área disponível.

O Operador Logístico está fazendo pesados investimentos em tecnologia, rumando fortemente para a digitalização. Tem investido de 4% a 5% da receita líquida também em diversas melhorias, mostrando isso por meio de resultados. A companhia tem crescido na casa dos dois dígitos nos últimos anos e crescido 2,5 vezes as vendas liquidas nos últimos cinco anos.

Também tem investido em projetos de educação, cultura, esportes, inclusão social e sustentabilidade. E tem planos de continuar crescendo no Brasil, por meio de soluções personalizadas aos clientes. A nova marca Movecta será um desses pilares de crescimento.

Todas estas ações são detalhadas, nesta entrevista especial para Logweb, por Rodrigo Casado, CEO da Movecta.

Ele também faz questão de destacar que se trata da única empresa do setor com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no país, e que a companhia é dona do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. “A empresa é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos do país e, no porto de Suape, detém a liderança de cargas de projeto para grandes parques eólicos do Norte e Nordeste.”

A Movecta possui operações de transporte por todo o território nacional, movimentando diferentes perfis de cargas, em resposta às particularidades e aos altos níveis de serviço exigidos no mercado. Também conta com modernas instalações de armazenagem. A expertise da empresa em projetos logísticos a permite integrar a cadeia logística e o comércio exterior de forma única e inovadora para solucionar as demandas específicas de diversos segmentos de mercado. Acompanhe a entrevista.

Quais são os principais investimentos em tecnologia que a Movecta está realizando?

No ano passado, realizamos um investimento substancial em tecnologia da informação, concentrando nossos recursos em aquisição de novos sistemas, automação e padronização de processos operacionais e administrativos e modernização do nosso parque tecnológico. Essas iniciativas visam a impulsionar a transformação digital da empresa.

Como a Movecta está demonstrando seus resultados após os investimentos em melhorias?

Como resultado, registramos melhorias significativas nos indicadores de eficiência operacional e aumento da produtividade em todas as etapas da cadeia logística. Esses ganhos são percebidos tanto pelos clientes quanto pela nossa equipe de operações, o que fortalece a construção de relações de confiança com todos os parceiros da Movecta.

Quais são os setores específicos em que a Movecta tem crescido nos últimos anos?

Nos últimos anos ampliamos e fortalecemos nossa presença em setores estratégicos para a economia brasileira, como cadeia de frio, químico, fármaco, máquinas e equipamentos, energias renováveis, entre outros.

Como a empresa está expandindo sua presença no Brasil?

Ao longo dos últimos anos trabalhamos para expandir e consolidar nossa atuação geograficamente, o que nos torna hoje a única empresa com presença relevante nos portos de Santos, Itajaí e Suape. Realizamos também investimentos em novas instalações de armazenagem geral, como parte integrante de nossa estratégia para expandir a capilaridade da empresa e contribuir para a verticalização da cadeia logística de nossos clientes.

Quais são os projetos de educação, cultura, esportes, inclusão social e sustentabilidade em que a Movecta está envolvida?

Em 2023 investimos cerca de R$ 500 mil para o fomento de projetos de educação, cultura, esportes, inclusão social e sustentabilidade nas regiões de São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, onde a Movecta está presente.

Acreditamos que o incentivo a essas iniciativas é um passo fundamental para o desenvolvimento da sociedade, gerando cada vez mais valor às comunidades onde atuamos. Essa pluralidade e a empatia são pilares fundamentais para a companhia. Em São Paulo, por exemplo, patrocinamos no ano passado as duas etapas da Corrida e Caminhada pela Inclusão Olga Kos, com foco na inclusão de pessoas com e sem deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Já em Santos, SP, apoiamos a corrida 10 km da Tribuna FM, com participação de cerca de 20 mil atletas. No Guarujá, SP, patrocinamos dois projetos teatrais, com apresentações gratuitas para o público. Em Itajaí, SC, apoiamos o projeto Quem São Elas? – Protagonismo Feminino, iniciativa que aborda histórias de protagonismo de personagens femininas, estimulando a diversidade e o empreendedorismo. Também fomos incentivadores do projeto Adolescentes e Jovens Empreendedores (CMDCA/GG), em Glória do Goitá, PE. O programa conta com aulas de administração, educação financeira, ambiental e cultural, liderança e comunicação, visando a formar crianças e adolescentes em comunidades periféricas do Nordeste brasileiro.

Quais são as premiações que a Movecta recebeu pelo terminal alfandegado de Suape?

Em dezembro passado nosso terminal alfandegado em Pernambuco foi reconhecido como o melhor do Estado com o prêmio Destaques do Comex Pernambuco, promovido pela Associação Pernambucana de Direito Aduaneiro e Fomento ao Comércio Exterior (APDAEX). Para nós, este reconhecimento não reflete apenas nosso compromisso com a eficiência, profissionalismo e resultados excepcionais, como também evidencia a importância de nossa abordagem notada por profissionais especializados no comércio exterior em Pernambuco. Isso demonstra que estamos no caminho certo para a estratégia de oferecer o melhor serviço do porto à porta e trabalhar com cada vez mais confiança dos nossos clientes.

Quais soluções personalizadas a Movecta oferece aos seus clientes?

Ao fortalece uma relação próxima com o cliente e assegurar excelência operacional, conseguimos otimizar nossas soluções. Nossa abordagem é caracterizada por oferecer soluções verticalizadas e personalizadas, adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Nosso objetivo é proporcionar uma cadeia logística completa, acrescentando valor em todas as etapas do processo. Valorizamos a construção de parcerias que agreguem valor com cada cliente, buscando compreender suas necessidades e desafios. Dessa forma, conseguimos desenvolver os projetos mais adequados, desde o design até a implementação, buscando sempre agregar valor e alcançar resultados tangíveis para nossos clientes.

Como a nova marca Movecta se encaixa nos planos de crescimento da empresa?

O nome Movecta evidencia de forma mais clara a proposta de valor que queremos apresentar ao mercado e está alinhado ao nosso plano de crescimento, a partir da ampliação das ofertas de serviço. O nome Localfrio representou, por décadas, muito bem nossa vocação, expertise e pioneirismo na cadeia fria, onde somos líderes nos mercados que atuamos. Ao longo do tempo, a empresa evoluiu e avançou na proposta de serviços. Hoje atuamos em vários outros segmentos estratégicos, como químico, fármaco, alimentos e bebidas, bens de consumo, eletrônicos, energia renovável entre outros e em todos esses setores oferecemos não apenas a armazenagem, como também uma solução completa para o cliente que conecte o mesmo até os portos. Como Movecta, movimento que conecta, queremos representar melhor as soluções que oferecemos ao mercado e acreditamos que a nova marca demonstra nossa intenção de ser o fornecedor preferencial quando se pensa em solução do porto a porta. 

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado