A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a Roadcard como a primeira operadora do novo modelo de vale‑pedágio obrigatório (VPO), que utiliza leitura automática de placas (OCR) para identificar veículos e liberar o pagamento.
Esse novo sistema de pagamento eletrônico visa beneficiar especialmente os caminhoneiros autônomos, pois permite o recebimento do VPO mesmo sem TAGs nos veículos, e será disponibilizado sem custo para quem optar por essa modalidade.
Felipe Dick, CEO da Roadcard, destacou que “a aprovação do novo modelo do Vale‑Pedágio Obrigatório pela ANTT representa um avanço importante para os caminhoneiros autônomos, pois garante que haja um meio de pagamento disponível para recebimento para aqueles que não têm TAGs em seus caminhões”.

A implantação será feita em parceria com a plataforma MeuPedágio.com, homologada e agnóstica, que integra concessionárias, operadoras de VPO, entidades governamentais e sistemas fiscais. A infraestrutura da plataforma garante interoperabilidade e simplifica a operação para toda a cadeia do transporte rodoviário.
Felipe Dick complementou: “Isso reforça nosso compromisso com a liberdade de escolha. O caminhoneiro decide como prefere receber seu vale‑pedágio. Continuaremos operando com todas as TAGs parceiras e seguimos abertos a novas parcerias, sempre buscando mais conveniência e eficiência para quem transporta o Brasil”.
Este novo modelo de pagamento do VPO por leitura de placas representa uma mudança para o setor, pois aumenta a inclusão de motoristas autônomos no sistema de pedágio eletrônico, reduz custos operacionais e melhora a experiência no ponto de recebimento do vale.







