Especialistas apontam riscos e oportunidades na logística até 2026, com foco em motoristas, IA e regulamentações

Para o biênio 2025-2026, profissionais dos setores de logística e seguros traçam um panorama com riscos e oportunidades que exigem atenção das empresas. Entre os principais temas estão a escassez de mão de obra, principalmente de motoristas, o uso de inteligência artificial, os custos operacionais e os efeitos de novas regulamentações.

O CEO da Starken Insurance, Bruno Barazzutti, destacou que, além dos desafios tradicionais do setor, o atual cenário econômico e político brasileiro influencia diretamente as decisões estratégicas das empresas. Segundo ele, o momento exige ações coordenadas e direcionamento técnico.

Especialistas apontam riscos e oportunidades na logística até 2026, com foco em motoristas, IA e regulamentações
Bruno Barazzutti, CEO da Starken Insurance, Pedro Lopes, presidente de Honra da ABTC – Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas, Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo e CFO da Cargolift e Adriano Yonamine, diretor de transportes da Sompo.

Escassez de motoristas e novas formas de contratação

Para Rafael Mansur, CEO da Matrixcargo e CFO da Cargolift, a escassez de motoristas é um dos principais gargalos. Ele sugere a busca por equilíbrio entre as modalidades de contratação CLT e MEI Caminhoneiro, respeitando as obrigações fiscais e garantindo sustentabilidade para os envolvidos.

Segundo Mansur, há ainda resistência cultural dentro das empresas quanto à adoção de novas tecnologias. “É necessário reforçar que a IA depende da inteligência humana, e não a substitui. A introdução da tecnologia deve ser acompanhada de capacitação.”

O executivo também alerta para o impacto de fretes altos, custo de combustível e elevação da taxa básica de juros no fluxo de caixa das transportadoras.

Saúde e bem-estar dos motoristas

O presidente de honra da ABTC, Pedro Lopes, reforçou a urgência de políticas voltadas à qualificação e saúde dos motoristas. Ele defende investimentos em infraestrutura nas estradas, locais adequados para descanso e medidas que garantam segurança durante todo o trajeto.

“Empresários devem acompanhar de perto como seus motoristas estão sendo tratados, da saída à chegada. Prevenir riscos começa com respeito ao profissional”, afirma Lopes.

Avanços na gestão de riscos e seguros

O diretor da Sompo Seguros, Adriano Yonamine, destacou o papel das seguradoras na adaptação às novas regras da Susep e na criação de produtos integrados que vão além da cobertura tradicional. A empresa possui uma central de monitoramento própria, além de parcerias com foco em prevenção de acidentes e redução de custos operacionais, como consumo de combustível, uso de pneus e rastreamento de cargas.

Oportunidades com tecnologia e parcerias

Do lado das oportunidades, Pedro Lopes apontou a importância do SEST SENAT na capacitação de motoristas, e o papel do profissional como responsável final pela segurança da carga. “Empresas que investem em segurança e qualificação serão mais competitivas.”

Mansur detalhou os avanços obtidos pela Matrix Cargo e pela Cargolift com a implementação de inteligência artificial. Entre os resultados, destaca-se a redução do tempo de programação de operações logísticas — de 8 horas para apenas 15 minutos.

Na Sompo, Yonamine destacou a automação de processos de subscrição e precificação, o que libera equipes para atender melhor os clientes e inovar. “Nosso foco também está na preservação de vidas e na proximidade com transportadoras que ainda não têm acesso a sistemas de gerenciamento de risco.”

Evento gratuito discute tendências

As reflexões foram apresentadas como parte da preparação para o Starken Experience, evento online que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, com participação gratuita. O encontro é apoiado por empresas como Akad Seguros, Sompo Seguros, Berkley Seguros, L Perna Reguladora, Upper Gerenciamento de Risco, Game Trucke e Starken Insurance.

Interessados podem se inscrever pelo link: https://eventos.starkeninsurance.com.br/

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Análise
Logística preditiva é alternativa para enfrentar volatilidade climática no Brasil, mostra MTM Logix
Logística preditiva é alternativa para enfrentar volatilidade climática no Brasil, mostra MTM Logix
Apenas 30% das empresas familiares no Brasil chegam à segunda geração, aponta VP da Abralog
Apenas 30% das empresas familiares no Brasil chegam à segunda geração, aponta VP da Abralog
Crise fiscal e instabilidade política impactam perfil de consumo na América Latina, mostra Worldpanel
Crise fiscal e instabilidade política impactam perfil de consumo na América Latina, mostra Worldpanel
Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta defasagens da infraestrutura rodoviária brasileira
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante reunião com Ministério de Portos e Aeroportos
Com foco em tecnologia e pessoas, BRK busca crescer faturamento em 27,5% em 2023

As mais lidas

01

ABRADIMEX responde por 75% da distribuição de medicamentos de alto custo

02

Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos
Arrendamento do Porto de Itajaí avança com aprovação final dos estudos

03

Grupo Hindiana e Neogrid
Grupo Hindiana avança na aquisição da Neogrid