Crise fiscal e instabilidade política impactam perfil de consumo na América Latina, mostra Worldpanel

A crise fiscal que afeta diversos países latino-americanos em 2025 tem provocado impactos diretos no comportamento de consumo da população. Segundo a terceira edição do estudo Pressure Groups Latam, da Worldpanel, a instabilidade econômica e política da região vem moldando um novo perfil de consumidores, que revela tanto sinais de recuperação quanto aumento das desigualdades.

O relatório ouviu cerca de 15 mil pessoas em oito países da América Latina e mostra que, apesar da conjuntura adversa, houve uma leve melhora no bem-estar financeiro da população. No entanto, os efeitos são desiguais entre os países.

A Worldpanel classifica os consumidores em três grupos:
Comfortable, que conseguem comprar tudo ou quase tudo o que desejam;
Managing, que precisam controlar os gastos;
Struggling, que vivem no limite financeiro.

Em 2025, os Comfortable passaram de 25% para 27% da população, enquanto os Struggling recuaram de 29% para 27%. Os Managing continuam sendo o grupo mais numeroso, com 46%.

Crise fiscal e instabilidade política impactam perfil de consumo na América Latina, mostra Worldpanel

Cenário desigual entre os países

A evolução dos perfis revela uma recuperação parcial nos mercados do México, Chile e Brasil, onde os Comfortable superaram os Struggling. O México teve o maior avanço, com aumento de 25% para 32% de consumidores Comfortable. O Chile subiu de 33% para 36%, e o Brasil se manteve estável em 30%.

Em contraste, países como Argentina, Peru e os da América Central ainda apresentam maioria da população em condição de vulnerabilidade financeira. Na Colômbia, o percentual de consumidores Struggling aumentou de 28% para 34%, evidenciando o agravamento da pressão econômica.

Mudanças no consumo impulsionadas pela crise fiscal

Para Kesley Gomes, diretora do PanelVoice da Worldpanel, os dados mostram que o ambiente fiscal e político impacta diretamente as decisões de compra. “Embora a região apresente sinais de recuperação, com melhora no bem-estar financeiro de parte da população, nos países sob maior pressão econômica predomina a estratégia de contenção. Já em mercados com maior conforto financeiro, é mais comum encontrar consumidores ativos, em busca de promoções e oportunidades.”

Essa distinção no comportamento de compra é fundamental para que a indústria de bens de consumo consiga adaptar suas estratégias às realidades econômicas locais.

Desafios fiscais e atenção ao consumidor

O estudo é divulgado em meio a um cenário regional marcado por endividamento elevado, arrecadação ineficiente e gastos públicos desalinhados com a realidade econômica. Tais fatores colocam em risco a sustentabilidade financeira de governos e pressionam ainda mais a população.

Diante disso, o ano de 2025 exige atenção redobrada de empresas, formuladores de políticas e investidores. Compreender as nuances do novo perfil de consumo na América Latina será essencial para reagir aos efeitos da crise fiscal e da instabilidade política que continuam a redefinir o cotidiano da região.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
ILOS 2025
Logistique Logweb
Veja também em Análise
Pesquisa CNT de Rodovias 2024 aponta defasagens da infraestrutura rodoviária brasileira
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante reunião com Ministério de Portos e Aeroportos
Com foco em tecnologia e pessoas, BRK busca crescer faturamento em 27,5% em 2023
Operadores Logísticos se preparam para 2023
Para três diretores do segmento de logística, crescimento em 2023 dependerá de uma série de fatores econômicos
Digitalização é solução para excesso de estoque no varejo

As mais lidas

01

Faleceu Roberto Schioppa

02

Com cartas de intenção de compra para mais de 100 unidades, Moya eVTOL realiza seu primeiro voo com sucesso

03

Vipal Borrachas concorre ao Recircle Awards 2023 em quatro categorias