Quais as recomendações para os Centros de Distribuição em tempos de pandemia?

18/06/2020

A pandemia do novo coronavírus mudou os procedimentos e rotinas adotados no trabalho em diversos segmentos, principalmente nos essenciais para a sociedade, com a finalidade de garantir a segurança das equipes. Em logística, não é diferente.

A Intecom Logística, operador logístico com mais de 15 anos de história, traz algumas recomendações para a operação de Centros de Distribuição no País. “A adoção de medidas mais intensas de limpeza e a conscientização dos colaboradores são fundamentais para ter um ambiente de trabalho mais seguro. É necessário o cuidado com a saúde neste momento”, afirma José Paulo Pereira, diretor executivo da Intecom Logística.

Além do afastamento dos grupos de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, etc), a disponibilização de máscaras, luvas e álcool em gel e a medição diária da temperatura, são recomendadas diversas práticas para o funcionamento da operação de forma segura, segundo Pereira. Confira as orientações:

1 – Conscientização sobre higiene pessoal – Os colaboradores dos Centros de Distribuição, sejam das áreas administrativas, da operação, motoristas e entregadores, precisam ser informados sobre a importância da higiene pessoal, como a lavagem frequente das mãos com sabão e água, o uso de álcool em gel para a assepsia das mãos e o uso de máscaras, luvas e outros EPIs, em alguns casos.

2 – Intensificação da limpeza – Os processos de limpeza dos Centros de Distribuição e, principalmente, das áreas comuns devem ser intensificados. Máquinas e itens muito utilizados, como arqueadeira (máquina que possui fita para amarrar os pallets), empilhadeira, entre outros, também devem ser limpos com frequência.

3 – Não compartilhar itens pessoais: Os profissionais também devem ser avisados a respeito da importância de não compartilhar itens pessoais, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), talheres, copos e, em caso de itens que devem ser compartilhados, é necessária a higienização antes e após o uso.

4 – Higienização dos caminhões: No final do dia, no retorno dos caminhões aos Centros de distribuição, a parte interna do veículo e as carcaças devem ser higienizadas. Recomenda-se também a separação de doca exclusiva para recebimento de veículos menores com diminuição de motoristas no pátio.

5 – Criação de checklist e folheto: Uma prática adotada por diversas empresas para facilitar o processo e o entendimento de todos é a criação de checklist e de folhetos com as recomendações aos profissionais da operação e caminhoneiros, como lavagem das mãos, utilização do álcool em gel e higienização do volante, manopla do câmbio, buzina, pontos de apoio e das cabines dos caminhões a cada saída.

6 – Entregas em segurança – Na entrega de produtos e cargas, a recomendação é a de que os entregadores mantenham a distância mínima de 1,5 metro do cliente. Para confirmação de entrega, deve-se pensar na eliminação da necessidade da assinatura do cliente no celular do entregador ao receber a encomenda para evitar contato físico.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Grupo Casas Bahia amplia monetização da operação logística e fortalece nova frente de negócios
Grupo Casas Bahia amplia monetização da operação logística e fortalece nova frente de negócios
Imediato Nexway assume centro de distribuição da Ambev em Araçatuba, SP
Imediato Nexway assume gestão do Centro de Distribuição da Ambev em Araçatuba, SP
Hub logístico multimodal do BH Airport concentra operações da mineração em Minas Gerais
Hub logístico multimodal do BH Airport concentra operações da mineração em Minas Gerais
Certificação ABNT para big bags cria padrão técnico para transporte e armazenamento de cargas não perigosas
Certificação ABNT para big bags cria padrão para transporte e armazenagem de cargas não perigosas
Centro Logístico Rio Claro recebe investimento de R$ 15 milhões para expansão da capacidade operacional
Centro Logístico Rio Claro recebe investimento de R$ 15 milhões para expansão da capacidade operacional
Exportações brasileiras ao Golfo recuam em abril, mas agronegócio mantém crescimento nas vendas
Exportações brasileiras ao Golfo recuam em abril, mas agronegócio mantém crescimento nas vendas

As mais lidas

01

Eduardo Barreiros assume liderança da Miebach Consulting no Brasil após mudança na estrutura executiva
Eduardo Barreiros assume liderança da Miebach Consulting no Brasil após mudança na estrutura executiva

02

Leilão de imóveis dos Correios inclui Complexo Baumann, em São Paulo, SP, e outros 33 ativos em várias regiões do Brasil
Leilão de imóveis dos Correios inclui Complexo Baumann, em São Paulo, SP, e outros 33 ativos em várias regiões do Brasil

03

Prestex reduz banco de horas em 80% e amplia produtividade com foco em saúde mental e adequação à NR-1
Prestex reduz banco de horas em 80% e amplia produtividade com foco em saúde mental e adequação à NR-1