Projeto Mix Center no Nordeste amplia a atuação da Mundial na Pepsico

12/12/2011

A parceria de trabalho de quatros anos entre a Mundial (Fone: 11 2489.3000) e a Pepsico resultou em mais um negócio para ambas as empresas. Os planos de expansão da Pepsico no Nordeste culminaram com a criação do Projeto Mix Center, implantado na região, que terá toda a logística desenvolvida pela Mundial.
 
“A companhia presta atendimento para Pepsico há alguns anos e, devido ao nosso atendimento de alta performance, fomos escolhidos para este importante trabalho de centralizar o estoque para melhor administração e gestão logística, fazendo com que a Pepsico tenha o incremento de vendas aliado à diminuição de custos operacionais”, explica Mounir Kamal Ghobrial, diretor de operações da Mundial.

Por meio de concorrência realizada via edital, a companhia apresentou as melhores condições comerciais, contando, inclusive, com localização privilegiada e a infraestrutura local, fatores determinantes para que fosse escolhida para gerenciar o projeto seguindo as estratégias da Pepsico. “Em nosso projeto inicial tivemos o cuidado de garantir as normas exigidas pelo departamento de Qualidade Pepsico com relação à estrutura do armazém e, também, na questão de treinamento dos nossos funcionários”, avalia Ghobrial.

O Projeto Mix Center já está em atividade na filial da Mundial em Recife, PE, que, além de centralizar o estoque, também administra toda operação, desde o recebimento, conferência, triagem, expedição e armazenagem de uma gama de variadas linhas de produtos, como Elma Chips, Coqueiro, Amacoco, Toddy e Lucky.

Alocado na base da Mundial na cidade, o Projeto tem estrutura dedicada à Pepsico, com 4.000 posições/paletes e 1.000 m² para armazenagem blocada. Uma parte do centro também foi reformulada para receber a equipe administrativa da Pepsico. Para atender essa demanda, outros 1.000 m² de área administrativa foram disponibilizados no local.
A logística envolvendo os produtos da Pepsico segue normas e trajeto específicos.

O recebimento no centro é diário, feito por meio de carretas provenientes das plantas Pepsico. No Mix Center é efetuando todo trabalho de recebimento e conferência, além da montagem dos paletes por quantidades e tipo de produtos, seguindo as normas Pepsico. Após este trabalho, é feito o endereçamento físico e sistêmico do material através do sistema de gestão WMS.

Devido ao alto giro diário de entrada e saída de caixas, um inventário semanal e batimento de estoque por meio de um sistema de gestão e equipe operacional são realizados para garantir a segurança e observar se os trabalhos estão sendo feitos da maneira correta. “Temos um sistema de gerenciamento de estoque (WMS) com coletores de controle de entrada e saída que nos garante um domínio apurado de nossas atividades e alto índice de fiscalização de estoque. Também estamos alinhados com o cliente sobre a estratégia de crescimento da empresa nos próximos anos, o que garante tranquilidade para a equipe de vendas atingir sua meta”, explica Ghobrial.

Para que o Projeto Mix Center atingisse o sucesso esperado, com a Mundial atendendo à demanda prevista em 2 milhões de caixas de produtos/mês, foram investidos mais de R$ 2 milhões na contratação de pessoal e implementação de tecnologia, por meio do sistema WMS e coletores de código de barras.

Toda a infraestrutura, totalmente adaptada para viabilizar o funcionamento da área administrativa e comercial da Pepsico na base da Mundial, busca aprimorar o nível de serviço realizado, dar maior agilidade à distribuição de produtos, menor lead time e facilitar o gerenciamento de todo o processo.

A Mundial também se prepara para outros investimentos. O enfoque agora é avançar os trabalhos já realizados pela empresa nos segmentos de telefonia, eletrônico e farmacêutico, além de alimentos e bebidas.

 

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
DHL prevê quintuplicar receita com logística para novas energias até 2030
Fenatran Experience terá test drive de caminhões de sete marcas na edição de 2026
PALFINGER apresenta guindaste MD 510 atualizado na FENATRAN 2026
Thermo Fisher amplia operação criogênica para estudos clínicos no Brasil
Bamaq destaca demanda por máquinas de construção em Roraima durante a Expoferr 2026
Librelato investe R$ 65 milhões e lança nova geração de implementos rodoviários

As mais lidas

Nada encontrado